Açoriano Oriental
Covid-19
França alarga recolher obrigatório a mais 38 regiões

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou que o recolher obrigatório vai ser alargado a mais 38 departamentos de França a partir de sábado, abrangendo 46 milhões de pessoas, dada a grave evolução da pandemia.

França alarga recolher obrigatório a mais 38 regiões

Autor: Lusa/AO Online

“A situação é grave”, disse o chefe do governo francês ao anunciar, em conferência de imprensa, a extensão do recolher obrigatório, que vigora entre as 21:00 e as 06:00.

Jean Castex evocou uma progressão “rápida e muito preocupante da pandemia” no país, que se traduziu num aumento numa semana de 40% da taxa de incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) para os atuais 251.

“A circulação do vírus atinge um nível extremamente elevado”, frisou o primeiro-ministro, advertindo que “o número de mortos” vai “continuar a aumentar”.

“Os nossos serviços hospitalares vão estar sujeitos a um duro teste”, disse, frisando que “os novos casos de hoje são os hospitalizados de amanhã e, infelizmente, talvez os mortos de depois de amanhã”.

França conta com 101 departamentos, 54 dos quais passam a estar sujeitos à medida, assim como o território ultramarino francês da Polinésia, “por seis semanas”.

Em cidades como Paris, o recolher obrigatório está já em vigor desde 17 de outubro.

A medida entra em vigor à meia-noite de sexta-feira e, como durante o confinamento, prevê exceções para quem tenha de sair de casa para trabalhar ou procurar assistência médica.

O desrespeito da medida implica o pagamento de multa de 135 euros, que pode ser agravada até aos 1.500 euros.

França regista nas últimas semanas um aumento significativo do número de novos casos e de hospitalização de infetados com o vírus SARS-CoV-2.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados