Fonte Bastardo vence Sporting e apura-se para a final da Taça de voleibol

A equipa açoriana do Fonte Bastardo apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de voleibol, ao vencer o campeão nacional Sporting, por 3-1, no Pavilhão Multiusos de Sines, em Setúbal.



A equipa açoriana, que atuou em crescendo, melhorando nas várias ações de jogo ao longo da partida, perdeu o primeiro parcial por 19-25, mas venceu os restantes por 25-23, 30-28 e 25-22, mostrando-se mais eficaz do que o campeão nacional nos momentos decisivos.

Os ‘leões’ entraram bem no jogo, procurando a sétima presença na final da competição que já venceram por três vezes, e, com naturalidade, venceram o primeiro ‘set’, que chegaram a liderar com uma vantagem de oito pontos, por 25-19.

No segundo parcial, o Fonte Bastardo melhorou no bloco, fechando o ataque do Sporting, e assumiu cedo o comando do marcador, alargando sucessivamente a vantagem que chegou aos quatro pontos, aos 7-3, que os campeões nacionais anularam aos 12-12.

O encontro passou por um período em que as equipas somaram pontos alternados, até aos 19-19, fruto da aposta nas ações de serviço, até o Fonte Bastardo voltar à liderança por dois, aos 21-19, que alargou para três aos 24-21, e fechar o parcial aos 25-23, na terceira oportunidade de que dispôs.

No terceiro ‘set’, com o jogo empatado 1-1, o Sporting forçou no serviço e liderou o marcador praticamente até ao final, perante um adversário com o jogo intermitente e sem consistência, que viu a desvantagem chegar aos quatro pontos aos 15-11 e 18-14.

O Fonte Bastardo, bem na receção, serviço e bloco, reagiu com um parcial de três pontos seguidos e empatou aos 20-20, e com um final de parcial emotivo, com duas bolas anuladas, tempos técnicos e uma paragem para limpar o recito, venceu por 30-28, na sexta bola de parcial que dispôs.

O quarto parcial, em que o Sporting não tinha margem de erro pois perdia por 2-1, foi idêntico ao terceiro, mas sem que nenhuma das equipas conseguisse ‘descolar’ da outra mais do que um ponto até aos 12-10, favorável aos ‘leões’, com três pontos seguidos.

A equipa açoriana reagiu também com três pontos consecutivos, passando para a frente aos 13-12, o que levou o treinador leonino Hugo Silva a solicitar tempo técnico, que não teve o efeito pretendido, dado a vantagem do Fonte Bastardo ter continuado a aumentar.

Hugo Silva voltou a intervir no jogo aos 19-15, pedindo novo tempo técnico, após um serviço direto de Rui Moreira, mas no regresso ao jogo o Fonte Bastardo aumentou a vantagem para cinco, aos 20-15, para desespero dos campeões nacionais.

Bem no bloco, tapando os ataques dos ‘leões’, e na receção e serviço, o Fonte Bastardo controlou a vantagem e fechou o set e o jogo aos 25-22, na terceira bola de que dispôs, após uma suave reação do Sporting que ainda reduziu para dois pontos aos 24-22.

O sportinguista Angel Dennis, com 24 pontos, foi o principal pontuados do encontro, seguido do seu colega de equipa Marko Bojic, com 18, enquanto Rui Moreira, também com 18, e Helder Spencer, com 17, foram os jogadores em evidência no Fonte Bastardo.

Na final a disputar domingo, o Fonte Bastardo irá defrontar o vencedor da meia-final que opõe o Benfica, detentor do troféu e recordista de vitórias na Taça de Portugal, com 17 títulos, à Associação Académica de São Mamede.



PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP