Festival Tremor regressa à ilha de São Miguel num formato 'pré-pandemia'

O festival Tremor regressa, esta terça-feira, à ilha de São Miguel, num formato ‘pré-pandemia’, em vários locais e itinerante, com uma programação que, além de concertos, inclui um ciclo de residências de criação artística.



O Tremor 2022 vai contar com atuações de artistas e bandas como Lyra Pramuk, Baby's Bersek, Cocanha, Duma, TootArd, Ikram Bouloum, Alabaster DePlume, Tristany, L’Eclair, Maria Reis, Rodrigo Amado, Rodrigo Amarante, Sessa, Victoria, Taqbir, MadMadMad, Caroline Lethô, Montes, As Docinhas e We Sea.

De acordo com a organização, “a experiência musical regressa este ano ao formato normal, com um alinhamento que percorrerá diferentes salas e espaços naturais da ilha, num esforço de criação de novos diálogos entre o território e as artes que congrega residências de criação, estreias nacionais e novos discos”.

Os concertos irão decorrer em locais como o Coliseu Micaelense, o Ateneu Comercial e a Garagem Antiga Varela, todos em Ponta Delgada, o Mercado Municipal da Ribeira Grande, o Teatro Ribeiragrandense e o Coreto do Largo Gaspar Frutuoso, estes três na Ribeira Grande.

Além dos concertos, e dos “momentos surpresa (Tremor na Estufa)”, o festival açoriano “volta a integrar um ciclo de residências de criação que envolve músicos, diferentes comunidades associativas do arquipélago e cidadãos”.

Deste ciclo de residências resultam, por exemplo, colaborações entre Odete e Ece Canli, a Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, o Coral de São José e o coletivo de criação ondamarela, e a Escola de Música de Rabo de Peixe, o trompetista Peter Evans e o saxofonista Rodrigo Amado.

Segundo informação disponível no ‘site’ oficial do festival, este ano haverá também Tremor Todo-o-Terreno (caminhadas performativas e sonorizadas), numa parceria com o projeto Terra Incógnita.

Tal como em edições passadas, vai decorrer também, em 09 de abril, o Mini Tremor, “dedicado às famílias e ao público infantojuvenil”, sendo de acesso livre e contando com a curadoria do espaço Estúdio 13.

A programação do festival inclui ainda duas experiências gastronómicas, na freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, através de uma parceria com a VidaAçor (Associação de Desenvolvimento Comunitário).

“A primeira, ‘Na Nossa Mesa’, organizará jantares para pequenos grupos nas casas de habitantes da vila, onde o menu será desenvolvido e confecionado pelas famílias recetoras. A segunda, ‘Cozinha Comunitária’, organizará um jantar coletivo com um menu composto por pratos típicos da região”, anunciou a organização.

O Tremor 2022 decorre até domingo.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024