Autor: Lusa/AO Online
As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres levam anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo à ilha de São Miguel, sendo consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima.
Este ano, a associação que representa a hotelaria açoriana já revelou que os hotéis estão com ocupação superior a 90% durante os dias da celebração, que arranca na sexta-feira de manhã com uma missa no santuário (no Campo de São Francisco, no centro de Ponta Delgada), presidida pelo reitor, Augusto Cabral.
Segue-se, à noite, a inauguração da iluminação da fachada do santuário e do Campo de São Francisco.
As festas estendem-se até dia 29 de maio, mas os pontos altos ocorrem no próximo fim-de-semana.
Assim, no sábado, a meio da tarde, decorre a mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para o santuário, num cortejo pelo Campo de São Francisco.
Mais tarde, já após a meia-noite, a imagem vai para a igreja de São José, também no Campo de São Francisco, onde decorre a vigília durante a noite.
Às 10:00 de domingo, tem lugar a celebração da missa no adro do santuário, seguindo-se, à tarde, a procissão, que percorre vários quilómetros dentro da cidade de Ponta Delgada e se realiza desde o ano 1700 no quinto domingo a seguir à Páscoa.
Além de autoridades religiosas e civis, o cortejo contará ainda com a participação de diversas entidades e de 23 filarmónicas da ilha de São Miguel.
As festas contam, também, com concertos e arraiais, entre outras iniciativas.
Este ano, o principal palco das festas, o Campo de São Francisco, tem uma "cara nova", depois de uma obra de requalificação levada a cabo nos últimos meses pela câmara de Ponta Delgada.
Várias cerimónias serão transmitidas em direto através da internet, pelo terceiro ano consecutivo, a pensar, essencialmente, nas comunidades de emigrantes dispersas pelos diversos continentes.
É possível acompanhar essas transmissões através do site da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres (www.santo-cristo.com).
Além do bispo do Porto, que preside às celebrações deste ano, participa nas festas do Santo Cristo dos Milagres o bispo de Hamilton, nas Bermudas, onde reside uma importante comunidade açoriana.
A Câmara de Ponta Delgada preparou também um programa cultural para estes dias, que decorre em paralelo às celebrações religiosas, sendo que a segunda-feira do Santo Cristo é o dia do feriado municipal.
Do programa preparado pela autarquia faz parte a Festa do Emigrante, com iniciativas que decorrem no Coliseu Micaelense, além de diversas exposições em vários locais da cidade e um concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, na segunda-feira à noite, no Campo de São Francisco.
-
Energia hídrica subiu 26,3% no 1.º trimestre
-
Cultura e Social
Museu de Angra do Heroísmo lança audioguia digital