Açoriano Oriental
Fernando Gomes exige punição para autores de ataque de “mão escondida” ao Benfica

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) exigiu punição para os autores do apedrejamento ao autocarro da equipa do Benfica, que “mancham, de novo a imagem do futebol”, apelando à “ação implacável do Estado”.

Fernando Gomes exige punição para autores de ataque de “mão escondida” ao Benfica

Autor: Lusa/AO Online

“Foi com enorme tristeza e indignação que tomei conhecimento do inaceitável ato de violência que atingiu o Benfica e os seus atletas. A FPF confia que as autoridades policiais encontrarão, no mais curto espaço de tempo possível, os responsáveis pelo ato bárbaro e cobarde de ontem [na quinta-feira] – o apedrejamento do autocarro do Benfica em andamento – e exige que os autores deste crime não passem impunes”, lê-se no comunicado assinado por Fernando Gomes.

De acordo com o Benfica, na quinta-feira, o autocarro da equipa foi apedrejado à saída da A2, quando se dirigia para o centro de estágios do clube, no Seixal, depois do empate 0-0 na receção ao Tondela, em jogo da 25.ª jornada da I Liga, e os jogadores Weigl e Zivkovic foram transportados para um hospital de Lisboa, por terem sido atingidos com estilhaços.

“Atacar, pela calada da noite, com a mão escondida, atletas, equipa técnica, ‘staff’ e dirigentes de um clube exige uma resposta à altura de todos os que amam o futebol e que se sentem revoltados por este tipo de comportamentos”, sublinhou o líder federativo, considerando que “os atos ocorridos” na quinta-feira “mancham, de novo a imagem do futebol”.

“Mas, no essencial, responsabilizam aqueles que arremessaram as pedras, motivados pelo ódio”, completou.

Fernando Gomes prossegue a condenação aos atos, salientando que os autores “não são do futebol, não gostam do futebol e têm de ser expulsos do futebol”.

“Como já afirmei em outros momentos infelizes, o futebol precisa da ação implacável do Estado nestas ocasiões. O futebol precisa da vossa ajuda para se poder regenerar e cumprir de forma plena as suas vitais funções desportivas, sociais e económicas”, acrescentou.

O presidente da FPF rematou o comunicado com uma “palavra de solidariedade aos técnicos e particularmente aos atletas duramente atingidos pelos incidentes de ontem”.

“Envio-vos, em nome da FPF e de todo o futebol português, os meus votos de que rapidamente possam recuperar das agressões que foram alvo para que voltem a fazer aquilo que mais gostam de fazer e que tanto significa para nós – jogar futebol”, frisou.

Na quinta-feira, o Benfica assumiu a liderança da I Liga, com os mesmos pontos do FC Porto, apesar do ‘nulo’ na receção ao Tondela, naquele que foi o primeiro jogo dos ‘encarnados’ depois da suspensão da competição devido à pandemia de covid-19, em 12 de março.

“O futebol, ao longo de semanas, uniu-se e sacrificou-se para conseguir garantir a retoma de uma parte essencial da sua atividade. Exemplares na forma como seguiram todas as indicações das autoridades sanitárias e governamentais, os clubes nacionais voltaram a proporcionar uma enorme alegria aos seus adeptos que ansiavam, porque o futebol também é importante nas suas vidas, o regresso a uma competição que é, em si mesma, crucial para a recuperação desportiva, financeira e económica e social de todos os agentes do futebol”, destacou Gomes.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados