Autor: Lusa/AO Online
Gualberto Rita falava à Lusa depois de ter participado, em Ponta Delgada, na reunião do Conselho Regional de Concertação Estratégica em que o executivo apresentou a proposta final do plano, que ultrapassa os 780 milhões de euros (cerca de mais 8% do que o de 2015).
No final do encontro, que reuniu vários parceiros sociais, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, anunciou que para o setor das pescas e da aquacultura está previsto um aumento de 14%.
Gualberto Rita disse que o aumento “significa mais 3,3 milhões de euros para investir num setor muito importante para o arquipélago”.
“Obviamente que para responder a todas as situações 14% não seria suficiente, mas dentro daquilo que estávamos a perspetivar concordamos com o que foi apresentado”, disse o representante dos pescadores açorianos.
Gualberto Rita referiu que “vão ter de ser tomadas medidas” para tornar o setor cada vez mais sustentável, destacando, por exemplo, o abate de algumas embarcações, “por forma a evitar um maior esforço de pesca na região”.
Os Açores contam com 3.500 pescadores dispersos pelas nove ilhas.
-
Apreendidos 76 quilos de tubarão martelo nos Açores
-
Cultura e Social
Coliseu Micaelense recebe “Comfortably Symphonic”: Pink Floyd