Federação das Pescas nos Açores satisfeita com aumento de 14% no plano de investimento

O presidente da Federação das Pescas dos Açores considerou hoje "positivo" o aumento de 14% previsto para o setor na proposta do plano regional de investimento público para 2016, alegando que


Gualberto Rita falava à Lusa depois de ter participado, em Ponta Delgada, na reunião do Conselho Regional de Concertação Estratégica em que o executivo apresentou a proposta final do plano, que ultrapassa os 780 milhões de euros (cerca de mais 8% do que o de 2015).

No final do encontro, que reuniu vários parceiros sociais, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, anunciou que para o setor das pescas e da aquacultura está previsto um aumento de 14%.

Gualberto Rita disse que o aumento “significa mais 3,3 milhões de euros para investir num setor muito importante para o arquipélago”.

“Obviamente que para responder a todas as situações 14% não seria suficiente, mas dentro daquilo que estávamos a perspetivar concordamos com o que foi apresentado”, disse o representante dos pescadores açorianos.

Gualberto Rita referiu que “vão ter de ser tomadas medidas” para tornar o setor cada vez mais sustentável, destacando, por exemplo, o abate de algumas embarcações, “por forma a evitar um maior esforço de pesca na região”.

Os Açores contam com 3.500 pescadores dispersos pelas nove ilhas.

PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP