Liga Zon Sagres

FC Porto invicto, Sporting terceiro e Nacional na Europa

O FC Porto venceu o Marítimo 2-0 e sagrou-se campeão invicto, enquanto Sporting venceu por 1-0 em Braga e garantiu o terceiro lugar e o Nacional conquistou a última vaga na Europa (2-0 em Aveiro)


Em vésperas da final da Liga Europa, quarta-feira, em Dublin, Varela (21 minutos) e Walter (32) construíram o triunfo dos “dragões” na Madeira, igualando assim o Benfica de Jimmy Hagan (1972/73) como campeão invencível.

Menos tranquilo foi o jogo do Sporting de Braga, pois, a quatro dias do embate com os “azuis e brancos”, correu o jogo todo, em vão, atrás do prejuízo, após o golo do sportinguista Yannick Djaló logo ao quinto minuto.

Com a vitória, o Sporting garantiu um lugar no “play-off” da Liga Europa, enquanto os “arsenalistas” terão de começar na eliminatória anterior, isto se não vencerem em Dublin.

O Nacional dependia apenas de si para voltar à Europa e conseguiu-o, com Diego Barcelos (04 minutos) e Edgar Costa (8a) a fazerem os golos do triunfo 2-0 na visita ao Beira-Mar: Ivo Vieira é o primeiro treinador madeirense a levar a equipa insular às competições europeias.

A “pressão” vinha do Paços de Ferreira, que goleou a Académica 5-1, triunfo consumado na primeira parte: Rondon (21 e 34), Ozeia (24 e 27) e Pizzi (44) marcaram para os “castores”, enquanto Éder (81) reduziu para os estudantes.

O Rio Ave sonhava ainda com o sexto lugar, mas não foi além de um empate em Olhão, com golos de Yazalde (09) e João Tomás (61), frente aos tentos de Yontcha (57) e Dady (79).

Já só para cumprir calendário, o Benfica cedeu um empate frente à União de Leiria: Cardozo (41), Javi Garcia (51) e Jara (64) pareciam construir o triunfo “encarnado”, mas João Silva (44 e 89) e Lima (75) construíram o empate em desafio marcado igualmente pela expulsão de Luisão (81).

O Vitória de Guimarães, que vai à Liga Europa por ser finalista da Taça de Portugal, triunfou 3-0 na visita à despromovida Naval e ficou no “prometido” quinto posto: Jorge Ribeiro (33 e 41) e Edgar (78) fizeram os golos.

O Vitória de Setúbal despediu o Portimonense da Liga, impondo-se por 3-1, com tentos de Neca (31), Pitbull (56) e Michel (75), contra um golo de Pedro Silva (17).

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares