Faleceu o empresário Joaquim Neves

Faleceu no passado domingo ao final da tarde o empresário Joaquim Dinis Neves



Joaquim Neves foi o fundador do Grupo Sayonara - um dos nomes mais marcantes do comércio tradicional de Ponta Delgada - onde durante 70 anos desenvolveu vários projetos empresariais de relevo no centro da cidade. 

Joaquim Neves tinha 90 anos de idade e era casado com Ermelinda Neves, sendo pai de Pedro e de Teresa Neves. Deixa  dois netos: Vera e Vasco Neves Pacheco.

Apesar de ser um dos mais conhecidos comerciantes do centro histórico de Ponta Delgada, Joaquim Neves não nasceu nos Açores, mas sim em Castanheira de Pêra, no Distrito de Leiria, no continente português, em 1935. 

Contudo, aos seis anos mudou-se para Ponta Delgada, onde o seu pai abriu um estabelecimento comercial, criando aí a raiz de um negócio familiar que não mais pararia de crescer, com vários estabelecimentos comerciais e várias marcas e, mais recentemente, também na área do turismo,  com o Hotel Casa Hintze Ribeiro.

Quando foi entrevistado para a revista 100 Maiores Empresas dos Açores, no ano de 2022, em que foi distinguido com o Prémio Carreira, Joaquim Neves recordou que na sua juventude ainda ponderou formar-se em engenharia, mas acabaria por optar por ficar a gerir o negócio que tinha sido criado pelo pai. 

Foi dos primeiros empresários de Ponta Delgada a apostar no pronto-a-vestir, em vez da venda de tecidos e considerava que nos negócios “não se pode parar”. Foi assim que surgiu em 1970 a Sayonara, nome de referência no comércio de Ponta Delgada. Sobre o futuro dos negócios, Joaquim Neves também dizia: “é preciso sempre melhorar”.

PUB

Premium

A FAPA alerta que o aumento do jogo online, das dependências digitais e dos consumos precoces entre os jovens exige uma resposta coordenada. A federação defende um pacto entre escolas, famílias e Governo para travar riscos que estão a crescer de forma silenciosa