Açoriano Oriental
'Faial Ilha Natal' começa a 30 de novembro

O 'Faial ilha Natal' regressa este ano mais cedo com a inauguração da iluminação agendada para o próximo dia 30 de novembro.

'Faial Ilha Natal' começa a 30 de novembro

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Em conferência de imprensa de apresentação do programa da quadra natalícia, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, anunciou que “o município aposta num reforço da iluminação de Natal, em ruas que não eram iluminadas e novos elementos, desde a Igreja da Conceição à Igreja das Angústias, conjugação que é essencial para dinamizar a nossa cidade e a nossa ilha, atraindo os faialenses para o centro da cidade e Ievando-os às compras no nosso comércio tradicional”, disse citado em nota de imprensa.


Carlos Ferreira garante que a autarquia da Horta vai seguir a orientação de redução do horário da iluminação de Natal, das 18 horas às 24 horas, com o recurso predominante a utilização de luzes led.


A adoção de medidas mais amigas do ambiente estende-se igualmente a uma das principais novidades desta edição, ou seja, uma pista de gelo ecológico, instalada no Largo do Infante e que cumpre princípios de eficiência energética, “mediante a utilização de luzes led na sua estrutura”.


A pista poderá ser utilizada por crianças a partir dos 6 anos, com um valor de 1euro por cada 15 minutos, sendo que a mesma estará à disposição algumas manhãs para atividades gratuitas com o CACI da Santa Casa da Misericórdia da Horta, APADIF e Escolas do 1º ciclo.


Para além do Dia das Montras, do Roteiro das Sopas e da Aldeia Natal, na Praça da República, onde serão promovidas diversas iniciativas dedicadas às crianças, haverá ainda as tradicionais barraquinhas, exposições e ainda um Mercado de Natal.


“No Mercado Municipal irá decorrer o Mercado de Natal – Cheiros e Sabores, com destaque para a nossa gastronomia alusiva à quadra natalícia, e no antigo Quartel dos Bombeiros a população terá a oportunidade de apreciar e adquirir produtos na zona dedicada ao artesanato tradicional e urbano”, referiu o autarca.


“Integrado no Mercado de Natal, e com o objetivo de incentivar à leitura, a Câmara da Horta promeve de 30 de novembro a 11 de dezembro, uma Feira do Livro, com vários eventos destinados a escolas do 1º ciclo e a idosos”, afirmou Carlos Ferreira, anunciando que serão realizados vários momentos culturais (musicais e literários), workshops de autores com crianças e lançamento de livros, abertos à população em geral.


“Destaco ainda a Parada de Natal no dia 3 de dezembro; o Baile de Danças do Mundo a 8 de dezembro; o cinema infantil e Disco Kids a 9 de dezembro; e ainda os Concertos de Natal, incluindo várias atuações de grupos e artistas locais e a apresentação dos Vidália no dia 30 dezembro”.


Para a noite da passagem de ano, o presidente da Câmara da Horta revelou que será instalado um palco na Marina da Horta, onde haverá um espetáculo musical com a banda de Tributo aos Beatles – Peakles e as boas-vindas ao Ano Novo serão dadas com Fogo de Artifício sobre a baía da Horta.


A programação de Natal do Faial encerra a 7 de janeiro com o Encontro de Ranchos, no Teatro Faialense.


Carlos Ferreira revela ainda que serão realizados três sorteios de Natal, com 13 prémios cada, nos dias 10, 17 e 24 de dezembro no Mercado Municipal, numa parceria com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, no sentido de estimular o comércio tradicional.


O presidente da CCIH anunciou também que a 4 de janeiro será realizado um sorteio final, feito com todas as senhas do período do 'Faial Ilha Natal', em que será sorteado um automóvel 100% elétrico.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados