Espanha era o 19º país com maior risco de contágio

Espanha, onde hoje foi confirmado o primeiro caso de contágio de Ébola na Europa - uma enfermeira que atendeu a segunda vítima mortal espanhola - era o 19º país com maior risco de contágio, segundo um estudo divulgado recentemente.


 

O estudo, produzido pela Universidade de Lancaster, noroeste da Inglaterra, aplicava vários critérios como padrões de deslocações da população ritmo de contágio e considerava que seis outros países europeus tinham mais risco: França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Suiça.

Segundo o estudo, o risco de que houvesse um caso de contágio em Espanha era de 14%.

Hoje as autoridades sanitárias espanholas confirmaram que o primeiro caso de contágio na Europa ocorreu em Madrid, numa auxiliar de enfermaria que atendeu a segunda vítima mortal da doença, o missionário Manuel Garcia Viejo.

O missionário morreu no Hospital Carlos III de Madrid no passado dia 25 de setembro e hoje uma das enfermeiras que trabalhou no seu caso deslocou-se ao Hospital de Alarcon com febre e outros sintomas.

As duas análises realizadas hoje confirmaram o contágio com Ébola tendo sido já ativado o protocolo de segurança previsto para situações deste tipo.

No hospital Carlos III entraram dois casos de Ébola, dos missionários Miguel Pajares e Manuel García Viejo, repatriados de África onde contraíram a doença e que acabaram por morrer em Madrid.

O caso está a ser acompanhado no Ministério da Saúde em Madrid antecipando-se que a ministra da Saúde, Ana Mato, fale aos jornalistas cerca das 20.00 locais (19:00 em Lisboa).

Especialistas recordam que o vírus de Ébola - que já causou mais de 3.400 mortos desde que reapareceu em março - tem um período de incubação de entre dois e 21 dias.

Na primeira fase da doença os sintomas incluem dor de cabeça, febre, dor de garganta, dor muscular e debilidade intensa

A segunda fase inclui sintomas como vómitos, disfunção hepática e renal, hemorragias internas e externas, diarreia.

A mortalidade do atual vírus é de cerca de 54%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)

O contágio entre humanos ocorre por contacto direto com órgãos, secreções ou sangue, com o vírus a entrar através de mucosas ou pequenas feridas na pele.

Antes deste caso Espanha tinha registado vários casos suspeitos de Ébola, que as análises comprovaram ser negativos. O mesmo ocorreu com os três casos suspeitos em Portugal.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024