Enfermeiros açorianos desconvocam greve devido a "empenho" de Vasco Cordeiro

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) nos Açores desconvocou hoje a greve marcada para segunda e terça-feira na região, destacando o "empenho" do presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, nas negociações com a classe.



"Após o empenho do presidente do Governo Regional, dr. Vasco Cordeiro, nas negociações, estão criadas as condições para desconvocar a greve que está anunciada para os dias 28 e 29 de setembro", diz nota enviada às redações pelo sindicato.


O texto não concretiza se a classe e o executivo chegaram a um entendimento, dando nota apenas da desconvocação da greve.

Na semana passada, em carta aberta aos açorianos, o sindicato pedia desculpa antecipada e lamentava o recurso à greve em tempo de pandemia covid-19, advogando que não restava outra alternativa.

"A Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses lamenta e antecipadamente pede desculpa a todos os açorianos, principalmente aos utilizadores do Serviço Regional de Saúde, pelos transtornos que venham a ser causados nos próximos dias 28 e 29 de setembro", era referido em comunicado.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses nos Açores marcou a paralisação para reivindicar a contagem integral do tempo de serviço.

Em causa está a contagem do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira e uma divergência entre o Governo açoriano e o sindicato sobre o número de anos a contabilizar.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares