Açoriano Oriental
EUA/Eleições
Empresário próximo de Putin admite interferência russa

Um empresário russo próximo do Kremlin, Yevgeny Prigojine, admitiu que a Rússia tem interferido nos processos eleitorais norte-americanas, na véspera de eleições intercalares nos EUA.

Empresário próximo de Putin admite interferência russa

Autor: LUSA/AO Online

"Nós interferimos. Interferimos e continuaremos a fazê-lo. Cuidadosamente, de forma precisa, cirúrgica, à nossa maneira única", confessou Prigojine, numa mensagem divulgada na rede social da sua empresa.

As declarações foram uma resposta a uma pergunta sobre acusações de interferência russa nas eleições intercalares que se realizam na terça-feira nos Estados Unidos e que estão a ser acompanhadas de perto por Moscovo.

Aliás, as agências de informações dos Estados Unidos, como o FBI e a NSA, denunciaram recentemente ações concertadas entre grupos de piratas informáticos da Rússia e do Irão, para interferirem nas eleições intercalares.

Prigojine, que está sujeito a sanções norte-americanas e europeias, há vários anos que é acusado de interferência nas eleições dos EUA, em particular as eleições presidenciais de 2016, que deram a vitória ao ex-Presidente republicano Donald Trump.

Prigojine é acusado de ter criado um enorme número de perfis falsos que operam nas redes sociais na tentativa de influenciar os eleitores, por exemplo, denegrindo candidatos ou difundindo informações falsas.

O empresário tem vindo a afirmar-se progressivamente como figura pública na Rússia, multiplicando as aparições em apoio à ofensiva de Moscovo na Ucrânia.

No final de setembro, Prigojine admitiu ter fundado o grupo paramilitar Wagner, em 2014, que agora está a lutar na Ucrânia, admitindo a sua presença em África, Médio Oriente e América Latina.

Conhecido por ser muito próximo de Vladimir Putin, Prigojine foi durante algum tempo um dos fornecedores das cozinhas do Kremlin, o que lhe valeu o apelido de "cozinheiro de Putin".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados