Açoriano Oriental
2023
Economia com crescimento acima do esperado, redução da inflação e excedente

Um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima do inicialmente previsto, uma taxa de inflação a reduzir-se e um saldo orçamental a caminho de um novo excedente são a tríade que marcam a economia em 2023.

Economia com crescimento acima do esperado, redução da inflação e excedente

Autor: Lusa/AO Online

Apesar da desaceleração face à expansão de 6,8% registada em 2022, o crescimento da economia portuguesa na primeira metade do ano surpreendeu decisores e economistas, levando a uma revisão em alta do crescimento do PIB ao longo do ano, apesar de se esperar um forte abrandamento no último trimestre deste ano.

O abrandamento do crescimento do PIB face ao ano anterior é transversal aos parceiros europeus, refletindo a continuação da guerra na Ucrânia e o despoletar da guerra entre o Hamas e Israel.

Ainda assim, a economia portuguesa tem resistido e o Governo prevê, agora, um crescimento do PIB de 2,2% este ano, segundo o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), publicado em outubro, que compara com os 1,8% previstos no Programa de Estabilidade, divulgado em abril.

Ainda que a nova guerra tenha aumentado os receios de um novo disparo nas matérias-primas, a inflação começou a dar sinais positivos.

O Ministério das Finanças projeta que a taxa medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHCP) passe de 8,1% em 2022 para 5,3% em 2023, refletindo em grande parte uma descida dos preços na energia.

Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal terá diminuído para 1,6% em novembro de 2023, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (pp.) à observada no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por outro lado, as contas públicas continuam a trajetória de consolidação.

O Governo prevê um excedente orçamental de 0,8% este ano (em abril apontava para um défice de 0,4%), que a concretizar-se é não apenas o segundo saldo positivo em democracia, como o mais elevado.

Apesar da contabilização ser distinta, a execução orçamental tem dado força à projeção, com o Estado a registar um excedente, em contabilidade pública, de 6.215 milhões de euros até outubro, uma melhoria de 3.494 milhões de euros face ao período homólogo, resultado do crescimento da receita.

O peso da dívida pública face ao PIB também continuou a trajetória descendente este ano, com as previsões a apontarem para uma redução de 112,4% em 2022 para 103% este ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados