Açoriano Oriental
Doze forças políticas concorrem às regionais de outubro
Um total de 12 forças políticas apresentaram listas candidatas às eleições regionais nos Açores, agendadas para 14 de outubro, onde 225.211 eleitores vão eleger 57 deputados para a Assembleia Legislativa.
Doze forças políticas concorrem às regionais de outubro

Autor: LUSA / Ao online

A lista divulgada pelo Tribunal Constitucional inclui o PS, que venceu as regionais de 2008, PSD, CDS-PP, PCP, BE e PPM, que estão atualmente representados no parlamento regional, mas também o PCTP/MRPP, PDA, MPT, PTP, PAN e Plataforma de Cidadania, que foi constituída pelo PPM e pelo PND. As eleições regionais de outubro ficam marcadas pelo facto de, pela primeira vez, o PSD não concorrer aos nove círculos eleitorais de ilha, já que, no Corvo, apoia o candidato do PPM.

Os dados divulgados pelo Tribunal Constitucional indicam que o PS é o partido com o orçamento de campanha mais elevado, com quase 996 mil euros, seguido do PSD, com 651 mil euros, enquanto o PPM é o partido que menos vai gastar, já que dispõe apenas de um orçamento de três mil euros.

Ao nível das despesas com promoção e comunicação impressa e digital, o PS prevê gastar 261 mil euros, seguido pela CDU, com 65 mil euros, e pelo CDS-PP, com 61 mil euros, prevendo o PPM gastar com esta rubrica apenas 1.450 euros.

A Plataforma de Cidadania, com um orçamento global de 48 mil euros, dedica a maior fatia à despesa referente à conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado, onde gastará 26 mil euros.

Para o PSD, que recebeu 350.633 euros de subvenção estatal, a rubrica de despesa mais elevada, com 180 mil euros, é dedicada à aquisição de brindes e outras ofertas.

Por seu lado, o Partido Democrático do Atlântico (PDA), único partido nacional com sede nos Açores, prevê um orçamento de oito mil euros, que inclui cinco mil euros em cartazes e panfletos para tentar eleger pela primeira vez um deputado para o parlamento açoriano.

De acordo com o mapa publicado pela Comissão Nacional de Eleições, a ilha de S. Miguel elege 19 deputados regionais, seguindo-se a Terceira, com 10 deputados.

Os círculos eleitorais do Faial, Pico e S. Jorge elegem quatro deputados cada, enquanto nas Flores, Graciosa e Santa Maria os eleitores vão escolher três deputados em cada ilha.

O Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, elege dois deputados regionais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados