Açoriano Oriental
Dois milhões de vacinas contra a gripe disponíveis hoje nas farmácias
Cerca de 1,7 milhões de vacinas contra a gripe começam hoje a ser vendidas nas farmácias e 300 mil distribuídas gratuitamente nos centros de saúde às pessoas mais desfavorecidas e institucionalizadas, anunciou a Direção Geral da Saúde.
Dois milhões de vacinas contra a gripe disponíveis hoje nas farmácias

Autor: Lusa/AO On line

“Neste momento, as farmácias e os centros de saúde estão a ser abastecidos com as vacinas necessárias”, disse à agência Lusa a subdiretora geral da Saúde, Graça Freitas.

Contactada pela Lusa, uma fonte da Associação Nacional de Farmácias (ANF) afirmou que as farmácias já têm disponíveis as vacinas, que poderão ser compradas mediante apresentação de receita médica, que é válida até 31 de dezembro.

Também as vacinas que irão ser distribuídas gratuitamente aos residentes em lares de idosos de instituições particulares de solidariedade social, das misericórdias e de gestão direta da segurança social, aos doentes integrados na rede de cuidados continuados e beneficiários do complemento solidário para idosos já estão nas administrações regionais de saúde para serem colocadas nos centros de saúde, avançou Graça Freitas.

A DGS pretende que a vacina atinja este ano mais de 75 por cento das pessoas em instituições e acima de 50 por cento da população considerada prioritária: idosos com mais de 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos ou grávidas com mais de 12 semanas de gestação.

A subdiretora geral da Saúde não quis avançar com uma data precisa para o início da vacinação para “não criar ansiedade nas pessoas e gerar uma corrida às vacinas”.

“Nós aconselhamos a vacinação em outubro. O dia exato é quando as pessoas quiserem”, disse, comentando que “pode acontecer que algum local ainda não tenha a vacina disponível e isso gerar ansiedade nas pessoas”.

Graça Freitas apelou aos médicos para que façam uma “prescrição criteriosa para que a vacina chegue a quem precisa”.

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indica que a vacinação contra a gripe em 2009/2010 registou o valor mais alto estimado de vacinados (19,5 por cento) da última década, apesar de continuar aquém das taxas de outros países europeus.

As autoridades de saúde estão com a “expetativa” de que, este ano, a taxa de vacinação seja “idêntica e até superior” devido ao “benefício adicional da vacina ser gratuita para os grupos mais desfavorecidos”, disse Graça Freitas.

“A somar às que estão nas farmácias, há mais 300 mil vacinas”, frisou.

Para prevenir a transmissão da gripe, Graça Freitas aconselhou os portugueses a manterem as medidas que “tão bem interiorizaram” de higiene das mãos, de “etiqueta respiratória” e de distanciamento social para evitarem a propagação do vírus H1N1.

“São medidas que servem para qualquer doença que se transmita como se transmite a gripe. São medidas que devíamos adotar no dia a dia”, defendeu.

Apelou ainda às pessoas que têm indicação para serem vacinadas para o fazerem porque “a vacina é eficaz, segura e protege-as da doença e das suas complicações”.

Este ano, a vacina é trivalente, imunizando também contra o vírus da gripe A (HIN1

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados