Açoriano Oriental
Dívida de Portugal vai a "leilão" hoje
Portugal fará hoje um leilão de dívida e, na emissão a 10 anos, deverá pagar a taxa mais alta do ano, muito provavelmente próxima dos 7 por cento, segundo os analistas consultados pela agência Lusa.

Autor: Lusa/AO On line

"A maior parte dos operadores do mercado não exclui que a taxa do leilão de amanhã se faça muito perto desse valor [7 por cento]", revelou Bruno Costa, operador da Go Bulling, corretora do Banco Carregosa, frisando que na última emissão de dívida soberana portuguesa com prazo de 10 anos, em setembro, a taxa foi de 6,242 por cento.

Ainda assim, segundo antecipou à Lusa Pedro Lino, presidente da Dif Broker, "a barreira de 7 por cento não vai ser batida" hoje, até porque "já há muita procura acima dos 6,75 por cento".

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) realiza esta manhã, pelas 10:30, um leilão de dívida (Obrigações do Tesouro 4,20 por cento com maturidade a outubro 2016 e de Obrigações do Tesouro 4,80 por cento a junho 2020), num montante indicativo global entre 750 e 1.250 milhões de euros e com o montante mínimo de alocação definido para cada linha de 300 milhões de euros.

Na terça feira, no mercado secundário, o valor máximo atingido pelas taxas de juro da dívida soberana portuguesa a 10 anos foi de 6,92 por cento, de acordo com os dados da agência financeira Bloomberg, ainda que a média diária tenha sido mais baixa (6,733 por cento).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados