Geórgia/Rússia

Diplomacia russa considera que UE confirma política de parceria com Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia considerou que a confirmação da política de parceria com Moscovo é o principal resultado da cimeira da UE, mas lamenta que Bruxelas não tenha avaliado as acções de Tbilissi.


“A maioria dos Estados membros da UE revelaram uma atitude responsável, confirmaram a política de parceria com a Rússia, tendo consciência da importância da cooperação mutuamente vantajosa, no quadro da qual muito foi conseguido nos últimos anos”, lê-se num comunicado do MNE da Rússia publicado hoje.

    Porém, a diplomacia sublinha que “não podemos concordar com toda uma série de constatações acerca da Rússia, contidas na declaração final da cimeira, nomeadamente a tese da desproporcionalidade da nossa reacção em relação à agressão da Geórgia”.

    “A propósito, não foi feita a avaliação das acções de Tbilissi, bem como dos que forneceram armas à Geórgia em violação das regras da OSCE e da UE”, frisa o documento.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024