Geórgia/Rússia

Diplomacia russa considera que UE confirma política de parceria com Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia considerou que a confirmação da política de parceria com Moscovo é o principal resultado da cimeira da UE, mas lamenta que Bruxelas não tenha avaliado as acções de Tbilissi.


“A maioria dos Estados membros da UE revelaram uma atitude responsável, confirmaram a política de parceria com a Rússia, tendo consciência da importância da cooperação mutuamente vantajosa, no quadro da qual muito foi conseguido nos últimos anos”, lê-se num comunicado do MNE da Rússia publicado hoje.

    Porém, a diplomacia sublinha que “não podemos concordar com toda uma série de constatações acerca da Rússia, contidas na declaração final da cimeira, nomeadamente a tese da desproporcionalidade da nossa reacção em relação à agressão da Geórgia”.

    “A propósito, não foi feita a avaliação das acções de Tbilissi, bem como dos que forneceram armas à Geórgia em violação das regras da OSCE e da UE”, frisa o documento.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região