Diocese de Angra lança serviço de apoio psicológico a migrantes nos Açores

A Pastoral das Migrações da Diocese de Angra inaugura no dia 18 um serviço de apoio psicológico para migrantes nos Açores. A iniciativa visa acompanhar o bem-estar emocional, com o Centro Social de São José e a Cáritas Diocesana



A Pastoral das Migrações e Mobilidade Humana da Diocese de Angra vai assinalar o Dia do Migrante, a 18 de dezembro, com a inauguração de um novo serviço de apoio psicológico destinado a pessoas migrantes nos Açores.

De acordo com a nota publicada no sítio Igreja Açores, a iniciativa resulta de uma colaboração entre a Comissão Diocesana da Pastoral das Migrações, o Centro Social e Paroquial de Bem-Estar Social de São José e a Cáritas Diocesana, com o objetivo de complementar, e não substituir, os serviços já existentes no arquipélago.

Para Ana Silva, presidente da Comissão Diocesana da Pastoral das Migrações e Mobilidade Humana, a criação do serviço surge da necessidade concreta identificada junto das comunidades migrantes e inspira-se na mensagem do Papa, que considera a “indiferença” uma atitude anti cristã.

“A mensagem que nós passamos é o replicar da própria mensagem do Papa: não podemos acolher os migrantes com indiferença nem com discriminação. É preciso abrir os nossos braços e os nossos corações, acolhendo-os como irmãos e irmãs”, afirmou Ana Silva ao sítio Igreja Açores.

O novo serviço de psicologia tem como missão acompanhar os migrantes no seu processo de integração, promovendo o bem-estar emocional e facilitando a integração sociocultural na região.

“Só através de um acolhimento digno, onde o respeito impere, é que podemos afirmar a dignidade humana de cada uma das pessoas que escolhem os Açores para viver”, sublinhou Ana Silva, citando ainda o Papa: “quem acolhe o migrante acolhe Cristo”.

A iniciativa é fruto de um trabalho iniciado há cerca de um ano, com um mapeamento da realidade migrante junto das paróquias e ouvidorias, seguido do debate “Migrar: um direito humano”. Este encontro, promovido no âmbito pastoral, reuniu entidades da área social, do acolhimento e da integração, bem como representantes da Ordem dos Assistentes Sociais, da Ordem dos Advogados e da Ordem dos Psicólogos Portugueses(OPP).

Ana Silva sublinha que o novo serviço não pretende substituir respostas já existentes, mas sim complementá-las.

O acompanhamento funcionará presencialmente em Ponta Delgada e também em formato online, abrangendo toda a região.

O acesso poderá ser feito através do Centro Social e Paroquial de Bem-Estar Social de São José, da página de Facebook da Pastoral das Migrações, do email mobilidadehumana.migracoes@gmail.com, ou ainda através da Diocese de Angra e das paróquias, que poderão encaminhar situações.

Segundo o sítio Igreja Açores, o acompanhamento será assegurado por um psicólogo em estágio profissional, em articulação com a OPP, num esforço conjunto das três entidades envolvidas.

Embora o serviço arranque oficialmente a 18 de dezembro, algumas situações já foram sinalizadas, numa fase inicial de projeto-piloto. Para a presidente da Comissão Diocesana, apesar de nem todos os migrantes estarem em situação de vulnerabilidade, muitos vivem uma fragilidade acrescida, particularmente devido à demora nos processos de regularização. Jovens migrantes e pessoas em situação de solidão, sobretudo nesta época natalícia, são identificados como grupos que necessitam de maior proximidade.

Por fim, Ana Silva destacou que a Pastoral das Migrações, o Centro Social de São José e a Cáritas Diocesana pretendem fortalecer “uma comunidade verdadeiramente acolhedora, de braços e corações abertos”.

PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos