Açoriano Oriental
Dia dos Açores celebrado com sessão solene na sede do parlamento regional

O Dia dos Açores é hoje assinalado na Horta, ilha do Faial, com uma sessão solene na sede da Assembleia Legislativa Regional, atribuição de condecorações e um almoço onde são servidas as tradicionais sopas do Espírito Santo.

Dia dos Açores celebrado com sessão solene na sede do parlamento regional

Autor: Lusa /AO Online

A sessão solene comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores está marcada para as 10:00 locais (11:00 em Lisboa), para a sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), e terá intervenções dos representantes dos grupos parlamentares, do presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, e do líder da ALRAA, Luís Garcia.

Na cerimónia serão atribuídas 31 insígnias honoríficas açorianas, que visam distinguir cidadãos e entidades que se notabilizaram "por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à região”.

Serão atribuídas duas insígnias autonómicas de valor, dez insígnias autonómicas de reconhecimento, duas de mérito profissional, três de mérito industrial, comercial e agrícola e 14 insígnias autonómicas de mérito cívico.

A insígnia autonómica de valor vai ser atribuída a Ana Luísa Pereira Luís e Francisco Manuel Coelho Lopes Cabral, antigos presidentes da Assembleia Legislativa açoriana.

Álvaro José Alves Manito, Ângelo Garcia, Francisco Cardoso Pereira de Oliveira, João Jacinto Faria Correia, José da Silva Pracana Martins (título póstumo), José Humberto Medeiros Chaves (título póstumo), Marcelo Côrrea Petrelli, Nino Moreira Serôdio, Victor Câmara (título póstumo) e Zuraida Maria Almeida Soares (título póstumo) serão agraciados com a insígnia autonómica de reconhecimento.

De acordo com a proposta aprovada no parlamento açoriano, vão ser condecorados com a insígnia autonómica de mérito profissional o médico Gustavo Tato Aguiar Pelicano Borges e o enfermeiro Tiago Alexandre dos Santos Lopes.

A insígnia de mérito industrial, comercial e agrícola distingue Agostinho Coelho (título póstumo), José António Nunes Azevedo e António Aguiar.

Por mérito cívico serão agraciados Olga Maria Lopes Machado Ávila de Sousa Pacheco, Raimundo Garcia Bulcão Duarte, Raquel Ferreira Alves da Silva Santos e João Guilherme Rego Arruda (título póstumo). A mesma distinção ainda será entregue à Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril, ao Clube Desportivo Escolar do Corvo, ao Clube Desportivo Lajense, ao Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, à Irmandade do Senhor dos Passos da Ribeira Grande, ao Judo Clube de Ponta Delgada, ao Santa Cruz Sport Club, à Sociedade Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense, à Sociedade Filarmónica Recreio Serretense e à Sociedade Filarmónica União Faialense.

No final da cerimónia de entrega das insígnias autonómicas, serão interpretados os hinos dos Açores e de Portugal, pelo Grupo Coral da Horta.

Após a sessão solene, as comemorações do Dia da Região dos Açores prosseguem na cidade da Horta com o tradicional almoço das sopas em Honra do Divino Espírito Santo, no Polivalente Pedro Miguel e na Casa do Espírito Santo.

Neste dia, no período da tarde, o edifício sede da ALRAA vai estar aberto ao público para visitas guiadas das 15:00 às 18:00 locais e os jardins da Cedars House e o Museu do Parlamento também poderão ser visitados em regime de visita livre.

As comemorações são uma organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional açoriano, na sequência da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores, em 1980, para comemorar a açorianidade e a autonomia.

A data, feriado regional, é celebrada na segunda-feira do Espírito Santo.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados