Saúde

Dia do Não Fumador assinala-se esta terça-feira

Dia do Não Fumador assinala-se esta terça-feira

 

Lusa / AO online   Nacional   17 de Nov de 2009, 10:34

O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se esta terça-feira, quase dois anos depois de entrar em vigor uma lei que deveria reduzir o fumo em locais públicos mas que, segundo especialistas, não está a ser efectiva.
Para a especialista em tabagismo Sofia Ravara, "Portugal não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, e não está a ser efectiva porque também não está a ser fiscalizada”.

Por outro lado, os portugueses, que fumam em média 18 cigarros por dia durante 28 anos, parecem não estar preocupados com as consequências do tabagismo. Segundo Sofia Ravara, "os fumadores estão a procurar menos ajuda", o que se reflecte nas listas de espera para as consultas de cessação tabágica, que têm vindo a diminuir.

Esta tendência tem sido observada na Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888), criada em 2002 para aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. Segundo o coordenador do serviço, os telefonemas têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Em média o serviço recebe três a quatro telefonemas diários, quase metade do que recebia quando foi criado.

Também a venda de produtos para deixar de fumar caiu 22 por cento nos primeiros nove meses do ano, tendo sido comercializadas menos quase 50 mil embalagens do que em igual período de 2008.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.