Autor: Lusa
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, falava na sexta-feira, na cerimónia de inauguração da FICSA – Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores, certame organizado pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, reunindo empresas de diversos setores da economia regional.
Segundo uma nota divulgada hoje pelo executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), na abertura do certame, Maria João Carreiro, destacou a evolução “francamente positiva” da economia e do mercado de trabalho nos Açores desde 2021.
Os indicadores "levam a que se possa afirmar de forma inequívoca que o principal problema do mercado de trabalho nos Açores não é hoje, como foi até 2020, o desemprego elevado”, disse.
Se entre as preocupações das empresas está a escassez de mão-de-obra, em muitos casos associada à falta de trabalhadores com competências adequadas aos postos de trabalho disponíveis ou que as empresas querem criar, Maria João Carreiro afirmou também, segundo a nota, que persistem desafios ao nível da qualidade do emprego e dos salários que têm de ser superados.
A governante, citada na mesma nota de imprensa, apelou às empresas para que “não subestimem o potencial dos trabalhadores” que, por circunstâncias várias, “permanecem no desemprego”, defendendo que a formação é essencial para a requalificação e reconversão profissional de desempregados para setores com falta de recursos humanos.
A Secretária Regional destacou ainda que a FICSA é um certame de “inegável importância para a divulgação dos produtos e serviços prestados pelas empresas de diferentes setores de atividade da economia".