Açoriano Oriental
Deputados contra estatuto do Representante da República
Os deputados açorianos deram  parecer desfavorável, na especialidade, ao projecto conjunto de Estatuto do Representante da República nos Açores recentemente apresentado pelos partidos na Assembleia da República.
Deputados contra estatuto do Representante da República

Autor: Lusa/AO online
     A comissão de Assuntos Parlamentares da Assembleia Regional, que hoje se reuniu em Ponta Delgada, decidiu concordar com a necessidade do Estatuto, mas, na especialidade, deu “parecer desfavorável” à iniciativa legislativa, explicou o seu presidente.

    Segundo o deputado socialista Hernâni Jorge, a comissão do Parlamento açoriano sugeriu, assim, diversas alterações ao projecto de Estatuto, relativamente “à manutenção, por via da lei ordinária, de competências administrativas que a revisão constitucional de 2004 pretendeu eliminar”.

    Em causa estão competências previstas no projecto do Estatuto em matéria de administração eleitoral e de participação em órgãos consultivos do Estado, como os Conselhos Superiores de Defesa e Segurança Interna, explicou.

    “A comissão quer que este Estatuto para o Representante da República dê execução àquilo que foi a revisão constitucional de 2004”, que extinguiu o cargo de ministro da República e criou a nova figura, explicou o deputado do PS/Açores.

    Para o Pedro Gomes, da bancada do PSD/Açores, o Representante da República para as regiões autónomas “não tem competências administrativas”, na sequência da alteração que foi feita à Constituição Portuguesa.

    “Não podemos fazer que com que, através da lei ordinária, se volte a ter a competências e atribuições que desapareceram com a revisão constitucional”, alegou o deputado social-democrata.

    Segundo disse, o PSD/Açores entende que a representação da região num conjunto de órgãos superiores do Estado deve ser assumida através do Governo Regional e não do Representante da República.

    “Ao Representante da República, de acordo com o figurino que está na última revisão constitucional, devem estar apenas competências fundamentais”, caso de nomear o presidente do Governo Regional e assinar ou usar o direito de veto em relação às leis regionais, afirmou.

    No final de Setembro, PS, PSD, PCP, CDS-PP, BE e Verdes entregaram na Assembleia da república um projecto conjunto de Estatuto do Representante da República nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

    A revisão constitucional de 2004 extinguiu a figura de ministro da República, substituindo-a pela de Representante da República, a nomear e exonerar pelo Presidente da República, ouvido o Governo.

    Após tomar posse, em Março de 2006, o Presidente da República, Cavaco Silva, reconduziu o ministro da República para a Madeira, Monteiro Diniz, que passou a Representante da República naquela região, e nomeou José António Mesquita Representante da República nos Açores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados