Açoriano Oriental
Democratas votam quarta-feira envio de artigos de destituição para o Senado

A Câmara de Representantes votará quarta-feira o envio para o Senado dos dois artigos para destituição de Donald Trump, elegendo os promotores para o julgamento político do Presidente dos EUA, anunciou a líder daquele órgão.

Democratas votam quarta-feira envio de artigos de destituição para o Senado

Autor: Lusa/AO Online

Nancy Pelosi disse que os democratas estão prontos para aprovar, com a sua maioria, o envio dos dois artigos de destituição para o Senado, acusando Donald Trump de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

“A Câmara votará quarta-feira, dia 15 de janeiro, a transmissão de acusações” contra o Presidente dos EUA, disse Nancy Pelosi, num comunicado, após uma reunião à porta fechada com o seu grupo parlamentar.

A líder da Câmara acrescentou que os democratas elegerão ainda os representantes que servirão de promotores no processo de ‘impeachment’, para que o julgamento político de Donald Trump possa ser iniciado no Senado, provavelmente já no início da próxima semana.

Donald Trump é acusado de ter pressionado o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para investigar a atividade do filho do seu adversário político, Joe Biden, junto de uma empresa ucraniana envolvida num caso de corrupção, num gesto que a Câmara de Representantes diz constituir um ato de abuso de poder, bem como de ter tentado obstruir a averiguação destes factos por parte do Congresso.

Em 18 de dezembro, a maioria democrata na Câmara de Representantes aprovou dois artigos de destituição com base nestas acusações, tornando Donald Trump o terceiro Presidente norte-americano a ficar sujeito a um processo de ‘impeachment’.

Os democratas têm adiado o processo, mas Trump será agora julgado politicamente no Senado, onde será preciso uma maioria de 2/3 dos votos para levar à sua remoção do cargo de Presidente, um cenário improvável perante o controlo dos republicanos na câmara alta do Congresso.

Os democratas pedem que haja novas testemunhas no julgamento político, incluindo o ex-conselheiro de segurança nacional, John Bolton, que já se mostrou disponível para depor no Senado, e o chefe de gabinete de Trump, Mick Mulvaney.

Contudo, o líder republicano do Senado, Mitch McConnell, já disse que se recusa a aceitar novas testemunhas no processo, que pretende seja resolvido de forma rápida, pedindo a união dos senadores do seu partido para agilizarem a rejeição dos artigos de destituição.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados