Açoriano Oriental
Criminalidade violenta e grave aumenta nos Açores em 2022

Relatório Anual de Segurança Interna dá conta de mais 12 crimes de violentos e graves o ano passado. Açores foram a única região a baixar a criminalidade geral

Criminalidade violenta e grave aumenta nos Açores em 2022

Autor: Nuno Martins Neves/Lusa

A criminalidade violenta e grave aumentou nos Açores em 2022, perto de 4% relativamente a 2021, enquanto a criminalidade geral baixou 2,6%, sendo a única região do país onde tal situação se verificou.

Segundo nota no Portal do Governo, o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), ontem divulgado pelo Ministério da Administração Interna (MAI), nos Açores registaram-se 232 crimes violentos e graves o ano passado, mais 12 que em 2021, mas com uma diminuição nos crimes de ofensa à integridade física, extorsão e roubo na via pública. A nível nacional, verificou-se uma subida de 14,4% dos crimes violentos e graves.

Sobre a criminalidade geral, enquanto a nível nacional houve um aumento na ordem dos 14,1%, na Região registou-se uma quebra de 2,6% em 2022, passando de 9.998 crimes registados em 2021 para 9.738 crimes o ano passado. Segundo a nota do executivo regional, “fruto da redução de crimes como difamação, calúnia e injúria, burla informática, ameaça e coação, furto de veículo e condução sem habilitação legal”.

Em conferência de imprensa após a reunião, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Paulo Vizeu Pinheiro, explicou que, para fazer a análise da criminalidade registada pelas forças e serviços de segurança em 2022, é “necessário existir uma comparação com 2019”, uma vez que 2020 e 2021 foram influenciados por medidas restritivas devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o secretário-geral do SSI, o ano 2022 apresentou um aumento da criminalidade geral na ordem dos 14,1%, com o registo de mais 42.451 participações relativamente a 2021, enquanto em comparação com 2019 verificou-se uma subida de 2,5%.

Em relação à criminalidade violenta e grave, verificou-se no ano passado um aumento de 14,4% face a 2021, mas em relação 2019 registou-se uma descida de 7,8%.

“Em termos comparativos de pós e pré-pandemia, a tendência relativa a crimes graves e violentos prossegue ainda numa curva descendente”, disse Paulo Vizeu Pinheiro, considerando que “importa manter os níveis de vigilância e evitar complacências”.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, presidida pelo Ministro da Administração Interna,  José Luís Carneiro, tendo aproveitado o momento para “reconhecer e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas Forças e Serviços de Segurança Pública que diariamente contribuem para a segurança dos Açores e dos açorianos, permitindo uma estabilização no sentimento de segurança em geral”, segundo refere uma nota no Portal do Governo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados