Ambiente

Corvo já tem carta de geossítios

A Universidade dos Açores (UAç) anunciou esta sexta-feira a edição da carta de registo e caracterização dos particularismos dos quatro geossítios do Corvo – Caldeirão, Ponta do Marco, Carolina, Arribas e Fajã Lávica de Vila do Corvo.


A carta de geossítios da mais pequena ilha açoriana é a terceira editada pela UAç, no quadro do projecto “Geoparque Açores”, lançado pelo Governo Regional para “proteger e promover o património geológico numa perspectiva de desenvolvimento sustentável”.

Já tinham sido editadas as cartas respeitantes aos geossítios de Santa Maria e Graciosa, prevendo-se a conclusão dos documentos relativos ao Faial e Pico em 2011, adiantou João Carlos Nunes, investigador do Departamento de Geociências da academia açoriana.

Segundo o investigador, as cartas dos geossítios açorianos elaboradas no âmbito do “Geoparque Açores” incluem textos explicativos, fotos e outros elementos destinados a “cativar e informar os interessados” em eventuais visitas.

Da Carta de Geossítios do Corvo, que será disponibilizada a escolas e instituições, além de ser colocada à venda, constam igualmente mapas sobre a geologia da ilha, áreas protegidas e ambientais, trilhos pedestres, miradouros e pontos de observação privilegiados.
PUB

Governo Regional concluiu as audições para o Plano e Orçamento da Região para 2027, após as auscultações aos parceiros sociais e económicos, que pediram mais investimento e financiamento para o próximo ano. Na quarta-feira, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu com o CESA