Cimeira NATO

Controlo nas fronteiras reposto entre 16 e 20 de Novembro

Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa, estabelece uma resolução do Governo publicada esta quarta-feira em Diário da República (DR).


A medida significa a suspensão temporária do acordo de Schengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras “pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna”.

Na resolução, aprovada a 28 de Outubro, o Governo justifica a medida com a “necessidade de garantir a segurança” durante a cimeira da NATO, nos dias 19 e 20 de Novembro, tendo em conta a “dimensão, visibilidade mediática e complexidade do evento, com representações ao mais alto nível dos 28 Estados membros, dos restantes países parceiros e das organizações participantes”.
    
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região