Açoriano Oriental
Óbito
Consternação e emoção na despedida de Mariana Rey Monteiro
Cerca de 200 pessoas, entre elas a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, assistiram esta sexta-feira em Lisboa às exéquias da actriz Mariana Rey Monteiro, falecida na quarta-feira aos 87 anos.
Consternação e emoção na despedida de Mariana Rey Monteiro

Autor: Lusa/AO online
A cerimónia religiosa foi co-celebrada pelos sacerdotes Alves de Campos e Jardim Gonçalves, amigos da família, na nave central da igreja de Santo Condestável, em Lisboa, para onde o caixão foi transportado ao princípio da manhã.

Na cerimónia, na qual dois netos da actriz fizeram as leituras litúrgicas, marcaram presença várias figuras do teatro nacional, como os atores Cecília Guimarães, Alberto Villar, Catarina Avelar, Lurdes Norberto, Rui Mendes, Márcia Breia, Nicolau Breyner e Teresa Faria.

A escritora Alice Vieira, a actriz e ex-deputada do PS Maria Barroso e o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes também estiveram presentes.

Coube também a uma das netas, carinhosamente referenciada como "Marianinha" [a actriz Mariana Monteiro], fazer não um elogio, mas o retrato da avó, a quem os sacerdotes se referiram como "distinta senhora" e "actriz que todos admiramos".

O ambiente era de consternação, grande silêncio e emotividade, mesmo entre anónimos, e saída do caixão da igreja, ouviram-se aplausos à actriz.

O funeral de Mariana Dolores Rey Colaço Robles Monteiro Lino seguiu para o cemitério dos Prazeres, onde a urna ficará no jazigo da família.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados