Açoriano Oriental
Conferência "Agricultura: Horizonte 2025"
Assista em direto à conferência "Agricultura: Horizonte 2025", promovida pelo Açoriano Oriental, online ou através da rádio Açores TSF a partir das 10h00.
Conferência "Agricultura: Horizonte 2025"

Autor: Ana Carvalho Melo
"Agricultura: Horizonte 2025" é o tema da quarta de um ciclo de seis conferências promovidas este ano pelo Açoriano Oriental (AO)e que terá lugar esta quinta-feira, no Anfiteatro C da Universidade dos Açores (UAç), em Ponta Delgada. 

 

A conferência  será aberta pelo secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, tendo como oradores no período da manhã Fernando Lopes, da Universidade dos Açores, que dará uma visão geral do setor agrícola e João Lança, presidente do IAMA, que falará das perspetivas da PAC no médio prazo. 

 

À tarde, a partir das 15 horas, haverá duas sessões especializadas sobre os setores não tradicionais e tradicionais da Agricultura. Na primeira sessão, Fernando Sieuve de Menezes, presidente da Fruter, dará a sua visão do movimento cooperativo e Paulo Neves, da INSCO, dará a visão da grande distribuição regional. Na segunda sessão, Eugénio Câmara falará do futuro das explorações agrícolas na  visão de um jovem agricultor e Pedro Pimentel, diretor geral da CentroMarca, abordará o futuro nos mercados de produtos alimentares.


A conferência Agricultura no Horizonte 2025 tem Fernando Lopes como consultor convidado que vai lançar uma visão geral do setor agrícola e aproveitará para abordar os desafios que se colocam ao setor. 

“Será que o modelo de agricultura familiar, predominante no espaço europeu, ainda é capaz de gerar soluções eficientes, sustentáveis e inovadoras? Face à diminuição do número de explorações agrícolas, de agricultores a tempo inteiro e ao aumento da dimensão média das explorações agrícolas estará o modelo de agricultura familiar em perigo? Devemos evoluir para um modelo de grandes explorações agrícolas em que a mão-de-obra familiar não é dominante e a família já não detém a propriedade da terra?”. As perguntas lançadas pelo professor Fernando Lopes, sobre o futuro da agricultura, podem ser debatidas durante a conferência que está aberta à comunidade.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados