Açoriano Oriental
Congresso
Comité Central do PCP reúne-se sábado e domingo
O PCP reúne sábado e domingo o seu Comité Central para votar a proposta de Teses a apresentar no XVIII Congresso Nacional, de 29 de Novembro a 1 de Dezembro, em Lisboa.

Autor: Lusa/AO online
Na reunião, anunciada pelo PCP eta terça-feira, vai também ser apreciada e votada a proposta de lista do novo Comité Central, órgão mais importante entre congresso, estando também prevista a análise da situação política nacional.

    Na proposta de Resolução Política (Teses) em discussão pelas estruturas estava em análise a eventual redução do Comité Central.

    Actualmente, o Comité Central, eleito no congresso de Almada, em 2004, tem 175 membros.

    O projecto de Teses propõe que o Comité Central a eleger “deve manter as características do que agora cessa funções, nomeadamente no que se refere às suas competências e dimensão, a qual pode ter alguma redução”.

    Dirigentes nacionais do PCP ouvidos pela Agência Lusa explicam que “a experiência dos últimos anos” permite estudar este cenário, garantindo que haverá, no congresso, “uma renovação e um rejuvenescimento” do principal órgão do partido entre congressos.

    Num dos pontos das teses, é proposto que a composição do novo comité central “deverá manter uma larga maioria de operários e empregados, com forte componente operária”.

    Desde Setembro que as estruturas do PCP estão a debater as teses, tendo o prazo para entrega das propostas de alteração e emendas terminado no sábado, 15 de Novembro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados