Açoriano Oriental
Coesão na Europa em debate no 1º dia do encontro do Grupo de Arraiolos na Alemanha
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participa hoje, na localidade alemã de Eisenach, no 11º encontro informal do Grupo de Arraiolos, com a coesão do espaço comunitário na agenda.
Coesão na Europa em debate no 1º dia do encontro do Grupo de Arraiolos na Alemanha

Autor: Lusa/AO Online

 

O primeiro dia da reunião, que se prolonga até terça-feira, decorrerá no castelo de Wartburg, classificado como Património Mundial pela Unesco.

A agenda do chefe de Estado português inclui a palestra “A reforma e o seu impacto na Europa” e uma sessão plenária sob o tema “Fortalecer a coesão na Europa”.

O dia de Cavaco Silva termina com um jantar oficial oferecido pelo seu homólogo alemão aos chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, no qual marcarão presença o ministro presidente do estado alemão da Turíngia, Bodo Ramelow, e a presidente da Câmara Municipal de Eisenach, Katja Wolf.

Na terça-feira, o encontro termina em Erfurt.

Coincidindo com os dois primeiros dias da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 04 de outubro, a deslocação de Cavaco Silva foi aprovada pela Assembleia da República no último plenário da atual legislatura, a 22 de julho.

O Grupo de Arraiolos junta informalmente, com periodicidade anual, os chefes de Estado de Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia - fundamentalmente, sem poderes executivos.

O Grupo de Arraiolos reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, que procurou juntar um conjunto de chefes de Estado com poderes semelhantes aos seus para discutir o futuro da União Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados