Açoriano Oriental
Coesão na Europa em debate no 1º dia do encontro do Grupo de Arraiolos na Alemanha
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participa hoje, na localidade alemã de Eisenach, no 11º encontro informal do Grupo de Arraiolos, com a coesão do espaço comunitário na agenda.
Coesão na Europa em debate no 1º dia do encontro do Grupo de Arraiolos na Alemanha

Autor: Lusa/AO Online

 

O primeiro dia da reunião, que se prolonga até terça-feira, decorrerá no castelo de Wartburg, classificado como Património Mundial pela Unesco.

A agenda do chefe de Estado português inclui a palestra “A reforma e o seu impacto na Europa” e uma sessão plenária sob o tema “Fortalecer a coesão na Europa”.

O dia de Cavaco Silva termina com um jantar oficial oferecido pelo seu homólogo alemão aos chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, no qual marcarão presença o ministro presidente do estado alemão da Turíngia, Bodo Ramelow, e a presidente da Câmara Municipal de Eisenach, Katja Wolf.

Na terça-feira, o encontro termina em Erfurt.

Coincidindo com os dois primeiros dias da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 04 de outubro, a deslocação de Cavaco Silva foi aprovada pela Assembleia da República no último plenário da atual legislatura, a 22 de julho.

O Grupo de Arraiolos junta informalmente, com periodicidade anual, os chefes de Estado de Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia - fundamentalmente, sem poderes executivos.

O Grupo de Arraiolos reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, que procurou juntar um conjunto de chefes de Estado com poderes semelhantes aos seus para discutir o futuro da União Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.