Açoriano Oriental
Construção do terminal de cargas das Lajes adjudicada "dentro de dias"

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse esta asegunda-feira que a construção do terminal de carga do aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, deverá ser adjudicada “dentro de dias”.

Construção do terminal de cargas das Lajes adjudicada "dentro de dias"

Autor: Lusa/AO Online

“Esperamos dentro de dias cumprir a adjudicação da obra do terminal de carga aqui do aeroporto das Lajes”, adiantou na cerimónia de atribuição da certificação da base aérea das Lajes para a utilização permanente pela aviação civil.

Vasco Cordeiro realçou a “importância fundamental para o desenvolvimento económico” da ilha Terceira e dos Açores daquela infraestrutura, reivindicada há vários anos pelos empresários.

“Após as formalidades de cedência e de aquisição pela região do espaço onde será instalado, está dentro de dias em condições de ser adjudicada a obra, na sequência do concurso público que atempadamente já lançámos”, reiterou.

A construção de um novo terminal de cargas nas Lajes é prometida desde 2007 pelo Governo Regional, mas o processo carecia de autorização do Ministério da Defesa.

Em março de 2016, foi publicado em Jornal Oficial o concurso para a construção do terminal de carga, com o preço base de 4,6 milhões de euros.

Em maio de 2018, foi publicado um despacho conjunto dos secretários de Estado do Tesouro e da Defesa, em que é desafetada uma parcela de terreno do domínio público militar para o domínio público privado do Estado, que foi alienada ao Governo Regional dos Açores para a construção do terminal de cargas, por uma contrapartida financeira de 148 mil euros.

O novo terminal de carga tem sido uma das principais reivindicações da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e foi uma das obras em atraso que motivaram uma pronúncia, por iniciativa própria, da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo, aprovada por unanimidade, em maio deste ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados