Cerca de 130 mil lâmpadas iluminam as Festas do Santo Cristo

Este ano, o Campo de São Francisco e a fachada do Convento da Esperança brilham com cerca de 130 mil lâmpadas, num espetáculo de luz tornado possível pelo trabalho de uma equipa de quase 40 colaboradores.



Este ano, a iluminação do Campo de São Francisco e da fachada do Convento da Esperança contam com cerca de 130 mil lâmpadas e um equipa de aproximadamente 40 colaboradores.

João Cabral é quem está à frente desta equipa, aliás, já assume esta responsabilidade desde 2017. Este ano, “começámos os trabalhos cerca de cinco semanas antes. É um esforço grande, mas já há uma rotina entre muitos dos trabalhadores, alguns dos quais até tiram férias para participar”, lê-se em nota de imprensa do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Não há alterações significativas nas decorações, mas sim melhorias no desenho e na disposição das lâmpadas. Sobre as cores, mantém-se a predominância do amarelo e o branco, o que mantém a identidade visual a que todos já estão habituadas nestas festas. Mas a aposta na tecnologia LED mantém-se e continua a crescer, para que haja mais eficiência e durabilidade. A iluminação estará também a vestir o Campo de São Francisco, “contribuindo para a grandiosidade do cenário que envolve as celebrações”, lê-se em nota do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

João Cabral já lidera a iluminação desde 2017, mas não é por isso que deixa de ser uma responsabilidade menos exigente: “Dormimos pouco, estamos sempre atentos a qualquer falha, mas é um orgulho enorme. Fazemos isto com amor e dedicação”, afirma na nota. Assim, conta que para si ser o iluminador das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres é mais do que um trabalho, é uma missão marcada pela devoção e pelo compromisso: “Há um sentimento muito forte ligado a isto. Enquanto houver esse amor, tudo correrá bem”, lê-se.

A inauguração da nova iluminação aconteceu ontem, dando início a mais uma edição das festas e mantendo viva esta tradição, “combinando fé, cultura e um forte impacto visual”, conclui a nota do Santuário do Santo Cristo. 

PUB