Covid-19

Centro de Investigação europeu desenvolve método para detetar Ómicron

O Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia divulgou um método rápido que desenvolveu para deteção da variante Ómicron do vírus da Covid-19 e está disponível para todos os laboratórios que fazem testes PCR.



“Todos os laboratórios que realizam testes PCR podem utilizar este novo método para detetar e identificar a Ómicron sem a necessidade de uma sequenciação dispendiosa e demorada”, salienta a Comissão Europeia, em comunicado.

O novo método PCR provou ser “altamente eficiente” nos testes específicos da Ómicron conduzidos pelo CCI, destaca ainda Bruxelas.

O reagente modificado desenvolvido pelo CCI pode ser encomendado pelos fornecedores regulares de testes PCR e utilizado rapidamente, sendo ainda hoje apresentado aos Estados-membros no Comité de Segurança da Saúde.

“Este novo método possibilita a deteção mais rápida e barata da Ómicron e permite um melhor rastreio da nova variante, que se está a espalhar na UE e em todo o mundo”, salientou a comissária europeia para a Inovação e Investigação, Mariya Gabriel.

O Centro Comum de Investigação é o serviço científico interno da Comissão.

Os seus trabalhos de investigação fundamentam as políticas da UE através de aconselhamento científico independente, baseado em dados concretos.



PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês