Açoriano Oriental
Plano e Orçamento para 2008
Central de Compras poupa dois milhões de euros ao Serviço Regional de Saúde
A Central de Compras criada pelo Governo açoriano para o sector da Saúde já permitiu uma poupança de dois milhões de euros ao sector, anunciou o secretário regional dos Assuntos Sociais.
Central de Compras poupa dois milhões de euros ao Serviço Regional de Saúde

Autor: Lusa / AO online
Na discussão parlamentar das propostas de Plano e Orçamento do executivo socialista para 2008, Domingos Cunha sublinhou que os contratos efectuados através da Central de Compras para a aquisição de equipamentos médicos, viaturas e mobiliário já permitiram uma poupança aos cofres da Região.

O titular da pasta dos Assuntos Sociais na região anunciou, ainda, que o Governo pretende instalar, em 2008, uma Unidade de Radioterapia nos Açores, já prometida por mais de uma vez, mas que agora vai finalmente arrancar.

Segundo explicou, com esta unidade o Governo pretende evitar “deslocações e estadias prolongadas” dos utentes e dos seus familiares que necessitavam de viajar para o continente para efectuar estes tratamentos.

Durante o debate, os partidos da oposição optaram por manifestar a sua preocupação com outras matérias ligadas ao Serviço Regional de Saúde, caso do programa de combate às listas de espera, sobretudo, no Hospital de Ponta Delgada.

"Há, neste hospital, 5.400 doentes há espera duma cirurgia há mais de dois anos, alguns deles esperam há seis anos”, denunciou Pedro Gomes, da bancada do PSD.

No seu entender, estes números revelam a “confusão”, a “falta de rigor na gestão”, a “ausência de estratégia” e o “fracasso” da governação socialista nesta área.

Artur Lima, do CDS/PP, deu o exemplo de uma lista de espera que considerou desnecessária no Serviço de Estomatologia do Hospital de Angra do Heroísmo, alegando que os médicos têm várias folgas durante a semana.

“Temos que acabar com isto”, defendeu do deputado do CDS/PP, acrescentando que este tipo de casos são “inadmissíveis” no Serviço Regional de Saúde.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados