Plano e Orçamento para 2008

Central de Compras poupa dois milhões de euros ao Serviço Regional de Saúde

Central de Compras poupa dois milhões de euros ao Serviço Regional de Saúde

 

Lusa / AO online   Regional   29 de Nov de 2007, 14:14

A Central de Compras criada pelo Governo açoriano para o sector da Saúde já permitiu uma poupança de dois milhões de euros ao sector, anunciou o secretário regional dos Assuntos Sociais.
Na discussão parlamentar das propostas de Plano e Orçamento do executivo socialista para 2008, Domingos Cunha sublinhou que os contratos efectuados através da Central de Compras para a aquisição de equipamentos médicos, viaturas e mobiliário já permitiram uma poupança aos cofres da Região.

O titular da pasta dos Assuntos Sociais na região anunciou, ainda, que o Governo pretende instalar, em 2008, uma Unidade de Radioterapia nos Açores, já prometida por mais de uma vez, mas que agora vai finalmente arrancar.

Segundo explicou, com esta unidade o Governo pretende evitar “deslocações e estadias prolongadas” dos utentes e dos seus familiares que necessitavam de viajar para o continente para efectuar estes tratamentos.

Durante o debate, os partidos da oposição optaram por manifestar a sua preocupação com outras matérias ligadas ao Serviço Regional de Saúde, caso do programa de combate às listas de espera, sobretudo, no Hospital de Ponta Delgada.

"Há, neste hospital, 5.400 doentes há espera duma cirurgia há mais de dois anos, alguns deles esperam há seis anos”, denunciou Pedro Gomes, da bancada do PSD.

No seu entender, estes números revelam a “confusão”, a “falta de rigor na gestão”, a “ausência de estratégia” e o “fracasso” da governação socialista nesta área.

Artur Lima, do CDS/PP, deu o exemplo de uma lista de espera que considerou desnecessária no Serviço de Estomatologia do Hospital de Angra do Heroísmo, alegando que os médicos têm várias folgas durante a semana.

“Temos que acabar com isto”, defendeu do deputado do CDS/PP, acrescentando que este tipo de casos são “inadmissíveis” no Serviço Regional de Saúde.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.