O Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade (CDACM) organiza, nos dias 7 e 8 de fevereiro, a terceira edição do Azores RG Cup, torneio nacional de ginástica rítmica e ginástica para todos.
De acordo com um comunicado do clube, está prevista a participação de cerca de 300 atletas, provenientes de 14 clubes nacionais, números que superam largamente os das duas primeiras edições, confirmando o crescimento e a consolidação deste evento no panorama nacional da modalidade.
A organização do torneio conta com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Direção Regional do Desporto, do Clube Desportivo da ACM da Ilha Terceira, bem como de todos os pais e familiares dos atletas.
Na época desportiva 2025/2026, o CDACM conta com 145 atletas filiadas, distribuídas por todos os escalões, registando um crescimento face à época 2024/2025, em que o clube teve 140 atletas.
A equipa técnica do clube é composta pelas treinadoras Nisa Cabral, Marta Cruz Neto, Catarina Silveira, Ana Hipólito, Paula Barbosa e Ana Júlia Silva.
O clube apresenta nesta época seis atletas a competir na 1ª divisão, mantendo-se representado em todos os escalões competitivos. De salientar ainda que três destas atletas detêm o estatuto de Jovem Talento Regional, reconhecimento do seu elevado potencial desportivo.
A nível competitivo, o clube vai participar na Taça de Portugal, no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e no Campeonato Nacional de Conjuntos, além de outras provas e torneios nacionais ao longo da época.
No plano internacional, em novembro de 2025, as atletas Maria Lourenço, Mariana Fonseca, Júlia Cabral, Mariana Ferreira e Madalena Cabral representaram o clube no Torneio Internacional Guimagym Cup, competição que contou com a presença de 11 países e 31 equipas.
A nível de resultados, destaca-se o 4.º lugar em arco da atleta Maria Lourenço, o 6.º lugar em maças da atleta júnior Júlia Cabral e o 6.º lugar da atleta sénior Mariana Ferreira, considerada a melhor atleta portuguesa neste aparelho.
Época 2024/2025 com resultados de nível nacional
A época 2024/2025 ficou marcado por resultados de grande relevo conquistados a nível nacional. O principal destaque foi a conquista do título de vice-campeãs nacionais de conjuntos juniores, alcançado a 12 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com o conjunto formado por Helena Mesquita, Inês Oliveira, Júlia Cabral, Maria Henriques, Mariana Ferreira e Mariana Fonseca.
O clube obteve ainda bons resultados no Campeonato Nacional da 2.ª divisão, com destaques para o 3.º lugar em arco da atleta Helena Mesquita (juniores) e para o 2.º lugar por equipas seniores, bem como participações positivas em todos os escalões.
Na Taça de Portugal, o CDACM alcançou o 10.º lugar, e no Campeonato Nacional da 1.ª divisão esteve representado em todos os escalões pela primeira vez, com resultados satisfatórios.
A época incluiu ainda a participação em torneios nacionais particulares, onde o clube arrecadou várias medalhas, reforçando um balanço global extremamente positivo.
