Açoriano Oriental
Cavaco Silva elogia autonomia
Cavaco Silva desloca-se aos Açores de 6 a 10 de Outubro na sua primeira visita oficial, como Presidente da República, a uma região autónoma, para "sublinhar o êxito da solução autonómica".
Cavaco Silva elogia autonomia

Autor: Lusa/AO online
    Durante cinco dias, o Chefe do Estado desloca-se a quatro das nove ilhas açorianas (Terceira, Pico, Faial e São Miguel), onde manterá contactos com o Governo Regional, liderado pelo socialista Carlos César.

    No Faial, participa nas cerimónias evocativas dos 50 anos do vulcão dos Capelinhos e dedica um dia às ciências do mar, integrado no Roteiro para a Ciência.

    O chefe da Casa Civil da Presidência da República, Nunes Liberato, afirmou hoje, no encontro com jornalistas, que um dos objectivos de Cavaco Silva nesta deslocação é "sublinhar o êxito da solução autonómica, êxito político e económico".

    A questão autonómica - decorrente do 25 de Abril de 1974 e da instituição das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira na Constituição de 1976 - deverá ser abordado pelo Presidente no discurso na sessão solene na Assembleia Legislativa açoriana, na cidade da Horta, Faial, a 08 de Outubro.

    Nesta visita, o Presidente será acompanhado em permanência pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, além de secretários de Estado de áreas como Defesa e Agricultura e Pescas.

    Do programa divulgado pela Presidência consta um encontro, logo a 06 de Outubro, com os presidentes das 19 câmaras dos Açores, e uma reunião com o líder açoriano, Carlos César, visitando Cavaco Silva também o Museu de Angra do Heroísmo.

    No Pico, no dia 07, o Presidente visita o Museu do Vinho e a paisagem protegida da vinha, classificada, também, como Património da Humanidade.

    No mesmo dia, no Faial, Cavaco Silva visita o vulcão dos Capelinhos, estando previsto que sobrevoe o local num helicóptero da Força Aérea, e participa nas cerimónias para assinalar os 50 anos da sua erupção.

    O dia 08 é dedicado ao Roteiro para a Ciência, centrado nas ciências do Mar, e o Presidente vai conhecer o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na ilha do Faial.

    No navio oceanográfico da Marinha "Almirante Gago Coutinho", o Chefe do Estado vai conhecer o trabalho deste navio e do "D. Carlos I" para cartografar o fundo marinho português.

    Este trabalho tem por objectivo fundamentar a proposta de extensão da plataforma continental das 200 para as 350 milhas que será entregue às Nações Unidas até Maio de 2009, permitindo conhecer as riquezas marinhas, tanto biológicas como geológicas.

    O dia 09 de Outubro, já em Ponta Delgada, é dedicado a encontros com empresários e agricultores açorianos, à recepção na Câmara Municipal de Ponta Delgada onde recebe a chave de ouro da cidade, e ao jantar de honra oferecido pelo Governo Regional de Carlos César.

    A 10 de Outubro, antes de regressar a Lisboa, Cavaco Silva vai conhecer o Departamento de Vulcanologia da Universidade dos Açores, localizado em Ponta Delgada.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados