Açoriano Oriental
Visita presidencial
Cavaco Silva dedica dia ao Mar nos Açores
O Presidente da República, Cavaco Silva, dedica às ciências e tecnologias do mar a terceira jornada do Roteiro para a Ciência a 01 de Outubro, no Algarve e em Sines, e a 08 de Outubro, nos Açores.

Autor: Lusa / AO online
Com estes dois dias, Cavaco Silva, segundo fonte da Presidência, quer chamar a atenção para a riqueza e as tecnologias do mar, e mostrar os "bons exemplos" de investigação, de cultura de empresarial ligada à inovação e de articulação entre as empresas e a comunidade científica.

O anúncio deste Roteiro foi feito pelo Presidente nas comemorações do 10 de Junho, em Setúbal, afirmando que "é preciso passar à acção" e valorizar um património que se "encontra sub-aproveitado".

"Não basta o mero sublinhar do nosso potencial, nem a retórica das virtualidades da aposta no mar. É preciso passar à acção, tirar partido das oportunidades geradas pela economia do mar", disse.

O primeiro dia desta terceira etapa do Roteiro para a Ciência começa segunda-feira de manhã, em Olhão, com uma visita ao Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), para Cavaco conhecer projectos de biologia pesqueira e uma estação piloto de piscicultura, no Parque Natural da Ria Formosa.

Segue-se uma visita à Universidade do Algarve, para ficar a saber mais sobre projectos de investigação em curso, incluindo um de robótica para desenvolver bóias podem servir para estudar a propagação das ondas.

Depois de conhecer o Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, Cavaco Silva almoça com um grupo de investigadores e especialistas na área das ciências do mar, além do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Melo Gomes.

À mesa do almoço presidencial, estará prevista a presença de mais de 25 especialistas de investigação marinha e ambiental, biologia, geologia ou de energia das ondas.

O primeiro dia termina, a meio da tarde, em Sines, onde o Presidente visita o porto, um dos grandes portos nacionais.

Uma semana depois, a 08 de Outubro, já nos Açores - onde Cavaco Silva estará em visita oficial, de 06 a 10 de Outubro - o roteiro presidencial passa por uma visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na ilha do Faial.

No navio oceanográfico da Marinha "Almirante Gago Coutinho", o Chefe do Estado vai conhecer o trabalho deste navio e do "D. Carlos I" para cartografar o fundo marinho português.

Este trabalho tem por objectivo fundamentar a proposta de extensão da plataforma continental das 200 para as 350 milhas que será entregue às Nações Unidas até Maio de 2009, permitindo conhecer as riquezas marinhas, tanto biológicas como geológicas.

A primeira jornada do Roteiro para a Ciência foi dedicada às Biociências e Biotecnologia, a 19 e 20 de Junho de 2006, e a segunda às Tecnologias Limpas, de 12 a 13 de Março deste ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados