Cardeal Patriarca apela à participação de todos neste momento da vida política do país

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, apelou hoje, em Torres Vedras, à participação e responsabilização de todos os partidos neste momento da vida política do país.


 

"Temos 40 anos de democracia e temos de nos habituar a ela com a responsabilização e a participação de todos, sejam cidadãos, sejam forças políticas", afirmou aos jornalistas o cardeal patriarca.

Questionado pelos jornalistas, Manuel Clemente afirmou que a atual situação política "é a democracia a funcionar", apelando a que "todos façam o melhor" e à "maior participação de todos".

Manuel Clemente falava à margem da sessão solene do feriado municipal de Torres Vedras, durante a qual recebeu a medalha de honra de grau ouro do município, por ser natural do concelho e ter sido nomeado cardeal-patriarca pelo Papa, em maio de 2013.

"É um momento de coincidência do meu percurso pessoal" com o percurso religioso, disse, encarando a medalha como uma forma de "maior responsabilização" para a sua vida futura.

Manuel Clemente disse, durante o seu discurso, que recebeu de Torres Vedras, donde é natural, "tantos e tão bons exemplos que seria impossível uma vida inteira para os praticar".

É a terceira vez que o município atribuiu a medalha e a primeira em que é entregue a uma personalidade individual.

Manuel Clemente, que já tinha sido bispo do Porto até 2007 e bispo auxiliar de Lisboa, é o 17.º patriarca de Lisboa.

Ordenado sacerdote a 29 de junho de 1979, ano em que se licenciou em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorou-se em Teologia Histórica em 1992 e foi reitor do Seminário Maior dos Olivais.

O Presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Manuel Clemente já tinha recebido a medalha de ouro do município no ano 2000 e também foi distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024