Apostas de marketing da Região do Algarve

Caravela quinhentista promove Algarve em Cannes

Levar a caravela quinhentista ancorada em Lagos até Cannes durante o festival de cinema ou realizar um "spot" publicitário para a "Sky News" são apostas de marketing que a Região de Turismo do Algarve quer concretizar em 2008.


O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), António Pina, explicou à agência Lusa que, com base no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), foi definida uma estratégia de marketing para o Algarve que consagra objectivos promocionais a nível nacional, por um lado, e no estrangeiro, por outro.

"A ideia é levar a caravela ao Festival de Cinema de Cannes aproveitando que, em Maio, o mundo está virado para aquele evento, e promover o Algarve ao largo daquela cidade a sul de França", explicou o presidente da RTA, recordando que a embarcação, símbolo da época dos Descobrimentos portugueses, já navegou até Londres (Reino Unido) e, no ano passado, ancorou em Saint Tropez (França).

Outra acção de promoção em que o turismo algarvio pretende apostar é numa estação televisiva com impacte mundial, como o caso da Sky News, e a proposta está a ser estudada pela RTA, indicou António Pina.

Chegar mais perto do público da Andaluzia e da Galiza (Espanha) é outra das metas que o Algarve quer atingir em 2008, porque as praias algarvias satisfazem muito os espanhóis.

Os galegos dizem que as praias que têm mais perto são as portuguesas e não se "importam de vir de carro da Galiza até ao Algarve", sustenta aquele responsávl.

O plano de marketing para 2008 conta, até à data, com uma verba de cinco milhões de euros para a promoção do Algarve no exterior, processo que é gerido pela Associação do Turismo do Algarve (ATA), contudo, o montante pode ascender aos seis milhões de euros se os privados contribuírem com mais apoios.

É que, por cada euro que uma empresa privada coloque na ATA, a RTA tem que dar mais um euro e o Turismo de Portugal entrega quatro euros, explicou à Lusa António Pina.

Para promover o turismo do Algarve no espaço nacional - 25 por cento dos turistas que visitam o Algarve são portugueses - a RTA vai avançar, por seu turno, com um pequeno filme publicitário para apresentar nas salas de cinemas de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, entre outras cidades portuguesas.

A entidade está também em negociação com os Comboios de Portugal (CP) para fazer uma "acção de charme" no comboio Alfa que liga Lisboa/Porto, com um filme a passar na televisão e a entrega aos passageiros de um CD sobre a região algarvia.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares