Autor: Lusa / AO online
O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), António Pina, explicou à agência Lusa que, com base no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), foi definida uma estratégia de marketing para o Algarve que consagra objectivos promocionais a nível nacional, por um lado, e no estrangeiro, por outro.
"A ideia é levar a caravela ao Festival de Cinema de Cannes aproveitando que, em Maio, o mundo está virado para aquele evento, e promover o Algarve ao largo daquela cidade a sul de França", explicou o presidente da RTA, recordando que a embarcação, símbolo da época dos Descobrimentos portugueses, já navegou até Londres (Reino Unido) e, no ano passado, ancorou em Saint Tropez (França).
Outra acção de promoção em que o turismo algarvio pretende apostar é numa estação televisiva com impacte mundial, como o caso da Sky News, e a proposta está a ser estudada pela RTA, indicou António Pina.
Chegar mais perto do público da Andaluzia e da Galiza (Espanha) é outra das metas que o Algarve quer atingir em 2008, porque as praias algarvias satisfazem muito os espanhóis.
Os galegos dizem que as praias que têm mais perto são as portuguesas e não se "importam de vir de carro da Galiza até ao Algarve", sustenta aquele responsávl.
O plano de marketing para 2008 conta, até à data, com uma verba de cinco milhões de euros para a promoção do Algarve no exterior, processo que é gerido pela Associação do Turismo do Algarve (ATA), contudo, o montante pode ascender aos seis milhões de euros se os privados contribuírem com mais apoios.
É que, por cada euro que uma empresa privada coloque na ATA, a RTA tem que dar mais um euro e o Turismo de Portugal entrega quatro euros, explicou à Lusa António Pina.
Para promover o turismo do Algarve no espaço nacional - 25 por cento dos turistas que visitam o Algarve são portugueses - a RTA vai avançar, por seu turno, com um pequeno filme publicitário para apresentar nas salas de cinemas de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, entre outras cidades portuguesas.
A entidade está também em negociação com os Comboios de Portugal (CP) para fazer uma "acção de charme" no comboio Alfa que liga Lisboa/Porto, com um filme a passar na televisão e a entrega aos passageiros de um CD sobre a região algarvia.
"A ideia é levar a caravela ao Festival de Cinema de Cannes aproveitando que, em Maio, o mundo está virado para aquele evento, e promover o Algarve ao largo daquela cidade a sul de França", explicou o presidente da RTA, recordando que a embarcação, símbolo da época dos Descobrimentos portugueses, já navegou até Londres (Reino Unido) e, no ano passado, ancorou em Saint Tropez (França).
Outra acção de promoção em que o turismo algarvio pretende apostar é numa estação televisiva com impacte mundial, como o caso da Sky News, e a proposta está a ser estudada pela RTA, indicou António Pina.
Chegar mais perto do público da Andaluzia e da Galiza (Espanha) é outra das metas que o Algarve quer atingir em 2008, porque as praias algarvias satisfazem muito os espanhóis.
Os galegos dizem que as praias que têm mais perto são as portuguesas e não se "importam de vir de carro da Galiza até ao Algarve", sustenta aquele responsávl.
O plano de marketing para 2008 conta, até à data, com uma verba de cinco milhões de euros para a promoção do Algarve no exterior, processo que é gerido pela Associação do Turismo do Algarve (ATA), contudo, o montante pode ascender aos seis milhões de euros se os privados contribuírem com mais apoios.
É que, por cada euro que uma empresa privada coloque na ATA, a RTA tem que dar mais um euro e o Turismo de Portugal entrega quatro euros, explicou à Lusa António Pina.
Para promover o turismo do Algarve no espaço nacional - 25 por cento dos turistas que visitam o Algarve são portugueses - a RTA vai avançar, por seu turno, com um pequeno filme publicitário para apresentar nas salas de cinemas de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, entre outras cidades portuguesas.
A entidade está também em negociação com os Comboios de Portugal (CP) para fazer uma "acção de charme" no comboio Alfa que liga Lisboa/Porto, com um filme a passar na televisão e a entrega aos passageiros de um CD sobre a região algarvia.