Autor: Susete Rodrigues
De acordo com a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, as candidaturas, quer para os jovens, quer para as entidades promotoras do estágio devem ser submetidas em empregojovem.azores.gov.pt até ao dia 31 de janeiro.
Os estágios iniciam-se a 1 de março de 2025.
Em comunicado, o Governo dos Açores adianta que na Administração Pública Central e Local, a seleção dos candidatos "compete única e exclusivamente à entidade promotora do projeto, dentro dos limites legais de recrutamento, devendo a entidade proceder à admissão do jovem até 31 de janeiro, inclusive. Na Administração Pública Regional, a admissão de estagiários está sujeita a critérios de seleção, valoração e fórmula de avaliação final, devendo os estagiários ser admitidos até 24 de fevereiro".
Podem candidatar-se ao Estagiar L jovens recém-diplomados no Ensino Superior, nível VI, VII ou VIII do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e ao Estagiar T jovens recém-diplomados em cursos de qualificação profissional, nível IV ou V do QNQ.
Aos estagiários do Estagiar L é atribuída uma "compensação pecuniária mensal no valor da Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG) na Região, majorado em 25%, enquanto aos estagiários do Estagiar T é atribuída uma compensação pecuniária mensal no valor da RMMG na Região, majorado em 5%".
Os estágios têm a duração de 12 meses, incluindo um mês de descanso a gozar durante o 12.º mês de estágio, podendo ser prorrogados por mais três meses.