Câmara da Ribeira Grande aprova Plano e Orçamento para 2009

Construção de infra-estruturas de saneamento básico e abastecimento de água, rede viária, habitação e educação são as áreas para as quais a autarquia reservou as maiores fatias do Orçamento do próximo ano. Há 37,5 milhões de euros para investimento


A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou ontem, por maioria e com votos de abstenção do PSD, o Plano e Orçamento para 2009, dotado de 37,5 milhões para investimento e de 10 milhões para despesas correntes.
O documento vai agora a votação da Assembleia Municipal, agendada para 30 de Dezembro, no Teatro Ribeiragrandense.
Na nota introdutória ao documento, o presidente da Câmara Municipal afirma que o Plano e Orçamento para o próximo ano pretende “honrar os compromissos assumidos e delinear o futuro  próximo numa linha de moderação”. Diz ainda que, por essa razão, a contenção das despesas correntes irá continuar nas áreas de aquisição de serviços, bens e  pessoal, e que a autarquia só irá avançar com investimentos “devidamente enquadrados e que seja capaz de suportar e de pagar atempadamente”.
Parte do investimento será para pagar compromissos financeiros de 2008, mas os investimentos previstos têm também em conta o início de um novo Quadro Comunitário para o período de 2007-2013 – Quadro de Referência Estratégico dos Açores (QRESA), ao qual serão apresentados projectos estruturantes para o concelho, sobretudo no reforço de infra-estruturas essenciais à vida da população ao nível da rede viária, água, saneamento básico, resíduos sólidos e equipamentos culturais.
A maior fatia do orçamento, 24,5 milhões de euros, vai para as funções sociais. Um dos grandes investimentos, mais de 10 milhões de euros, continua a ser o saneamento e abastecimento de água, seguindo a habitação com 4, 9 ME. Será dada continuidade ao Programa de Realojamentos do Município, com a entrega dos últimos 88 fogos em Rabo de Peixe, ao abrigo do I e II Acordo de Colaboração com o IRHU.  Através da Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais” vai arrancar o processo de atribuição de 33 habitações para a Matriz e 89 para Rabo de Peixe, no âmbito do programa Prohabita.
A educação e a formação profissional continuam a constituir uma prioridade da autarquia, que reserva 2,8 milhões de euros para estas áreas. Entre os investimentos previstos estão a conclusão da construção da Escola D. Paulo José Tavares e a sede da Escola Profissional da Ribeira Grande, o lançamento do concurso para a ampliação da escola da Madre Teresa da Anunciada e a conclusão do projecto da EB da Ribeira Grande (1º e 2º Ciclo).
Outra aposta recai no Desporto, Recreio e Lazer, com a verba de 2,2 ME, para investimentos a serem concretizados pela Empresa Municipal Ribeira Grande Mais, como a construção de polidesportivos na Lomba da Maia, Matriz e Rabo de Peixe, a colocação de tapetes sintéticos em vários polidesportivos, assim como a melhoria de zonas balneares através de projectos de intervenção no Porto Formoso e Maia.
Na área económica, o PO reserva uma verba de 10,2 ME destinada em grande parte à melhoria das acessibilidades, como um “eixo incontornável do desenvolvimento económico local e intermunicipal, aliada a uma forte mobilidade dos cidadãos”. Neste objectivo, a prioridade é dada à segunda fase do Passeio Atlântico e à abertura do arruamento dos Bombeiros Voluntários.
O Plano da Câmara Municipal de Ribeira Grande aposta ainda em outros projectos, como a conclusão da adaptação da Casa da Madre Margarida do Apocalipse a Museu do Arcano Místico; a elaboração do projecto do Largo das Freiras e das Termas das Caldeiras da Ribeira Grande, o projecto paisagístico do miradouro do Pico da Vigia, das Lombadas e a requalificação das margens da ribeira da Ribeira Grande. Para o autarca, trata-se de um Plano que dá continuidade ao trabalho em curso da autarquia, visando o desenvolvimento local e potenciando a capacidade empreendedora dos ribeira-grandenses.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP