Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Maria António Dutra, vereadora responsável pela área da ação social, destacou na apresentação do Programa abem, que “este tem por missão garantir que todas as pessoas que se encontram em situação de carência económica tenham acesso aos medicamentos que lhes sejam prescritos por receita médica”, disse citada em nota.
Podem beneficiar do Programa abem todos os agregados familiares cujo rendimento mensal seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais.
“A Câmara Municipal da Horta constituiu uma parceria com a Associação Dignitude, de modo a rentabilizar os recursos existentes, através da celebração de um protocolo de colaboração, sendo que o município suposta o contributo solidário no valor de 135 euros anuais por cada beneficiário, e o remanescente, caso exista, será assegurado pelo Fundo Solidário abem”.
A nota explica que é dado a cada beneficiário um cartão, o cartão abem, que pode ser utilizado em qualquer farmácia aderente à iniciativa em território nacional, sendo que no Faial aderiram à iniciativa as três farmácias locais.
“As candidaturas poderão ser efetuadas no Serviço de Ação Social do município”, revelou a vereadora.