Açoriano Oriental
Câmara avança com requalificação do centro histórico de Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar com a requalificação do centro histórico, uma intervenção "suave" e que vai respeitar o património e a vivência dos cidadãos, revelou a autarquia.

Câmara avança com requalificação do centro histórico de Ponta Delgada

Autor: Lusa

Numa nota de imprensa enviada hoje às redações, a autarquia de Ponta Delgada informa que "vai avançar com a requalificação" do centro histórico da cidade, indicando que a intervenção começa "no dia 30 de janeiro, na rua Açoriano Oriental".

A câmara da ilha de São Miguel tinha lançado um concurso de ideias para a requalificação do centro histórico de Ponta Delgada.

Contudo, o júri, que envolveu a Ordem dos Arquitetos, considerou que nenhuma das quatro propostas apresentadas, incluindo a classificada em primeiro lugar, atingiu uma pontuação que refletisse “o exigente nível a que o concurso se propôs e que aquele troço de território merece”, uma deliberação que obrigou a Câmara Municipal de Ponta Delgada a decidir-se pela não adjudicação do projeto.

“Tendo em consideração o relatório final do júri, a Câmara Municipal de Ponta Delgada viu-se obrigada a não adjudicar o projeto em causa e terá de assumir a solução a implementar na reabilitação do centro histórico de Ponta Delgada”, lê-se num comunicado divulgado pela autarquia em 10 de janeiro.

Segundo a maior autarquia dos Açores, a requalificação do centro histórico implicará "uma intervenção suave, assente no integral respeito pelo património e vivência dos cidadãos", mas que promove a reabilitação e valorização do espaço público.

A Câmara Municipal garante, ainda, que a intervenção pretende criar uma cidade "amiga do ambiente" e que "ofereça qualidade de vida e bem-estar aos seus cidadãos" e com "elevados padrões de atratividade" para quem opte por "viver, trabalhar ou simplesmente visitar Ponta Delgada".

Citado na nota de imprensa, o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral (PSD), afirma que "a Câmara Municipal teve de assumir a intervenção exigida para humanizar a cidade, adaptando-a às novas realidades e desafios".

O objetivo é "promover um ambiente que fomente padrões de vida ativos e saudáveis, através da promoção da mobilidade sustentável e da criação de um meio urbano qualificado, acessível, verdadeiramente inclusivo, absolutamente centrado na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos", acrescenta o autarca.

Pedro Nascimento Cabral assegura ainda que a solução a implementar teve o cuidado de "preservar todo o património da cidade".

De acordo com a autarquia, estava inicialmente previsto um investimento de três milhões de euros ao abrigo do concurso de conceção para a elaboração do projeto de requalificação do centro histórico de Ponta Delgada.

As obras desenvolvidas pela Câmara vão permitir “concretizar um projeto com custos muito inferiores e reforçar o investimento público em áreas como a habitação, educação, desenvolvimento social, bem como outras medidas de apoio às famílias e empresas do concelho”, adianta ainda o presidente da autarquia de Ponta Delgada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados