Estados Unidos

Califórnia: Incêndios continuam fora de controlo

Califórnia: Incêndios continuam fora de controlo

 

Lusa/AO online   Internacional   9 de Dez de 2017, 10:31

Os gigantescos incêndios que lavram na região de Los Angeles, EUA, desde o início da semana continuam fora de controlo e novos fogos eclodiram na sexta-feira em San Diego e Santa Barbara, levando a evacuações em massa.

Agravados por ventos fortes, os incêndios que começaram na segunda-feira causaram uma morte no início da semana. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas.

Cerca de 25 cavalos morreram nos incêndios e perto de 700 edifícios ficaram destruídos, incluindo casas no valor de milhões de dólares, enquanto 212.000 habitantes foram transferidos. Milhares de bombeiros combatem hoje em seis frentes diferentes.

Segundo o serviço meteorológico de Los Angeles, os ventos estão um pouco mais fracos (entre 50 a 80 km/hora) em relação a sexta-feira, quando atingiram velocidades equivalentes a um furacão de categoria 1.

A situação no sul do Estado continua “extremamente perigosa”, com um sol seco e temperaturas anormalmente elevadas, de acordo com a agência de combate aos incêndios Calfire.

Segundo a Calfire, os seis incêndios já consumiram 57.000 hectares, apesar da mobilização de 8.700 bombeiros nas várias frentes entre o Pacífico, as colinas arborizadas de Ojai e em direção a San Diego.

O presidente Donald Trump publicou na sexta-feira uma declaração de emergência para o estado da Califórnia, permitindo o desbloqueamento de ajuda federal para Los Angeles e esta região, na costa oeste americana.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.