Açoriano Oriental
Vila Real
Bombeiros combateram 45 incêndios este fim-de-semana
Os bombeiros combateram 45 incêndios entre sábado e as 18:00 de hoje no distrito de Vila Real, suspeitando-se que a maior parte deles tenham tido origem em queimadas, disse o comandante operacional distrital.

Autor: Lusa/AO online
    Carlos Silva disse à Lusa que os incêndios deste fim-de-semana queimaram uma área de cerca de 200 hectares, principalmente de mato.

    De acordo com o responsável, a maior parte dos 54 incêndios registados no distrito poderá ter tido origem em queimadas não controladas, já que as áreas queimadas estão relacionadas com a prática da pastorícia.

    Carlos Silva referiu ainda que as condições atmosféricas que se verificaram este fim-de-semana foram propícias à deflagração e propagação dos fogos.

    O comandante disse ainda que foram registados três incêndios na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês que está inserida no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, designadamente em Cela, Pincães e Covelães.

    O incêndio de Covelães deflagrou cerca das 13:00 e "já está resolvido".

    Carlos Silva salientou que os meios "foram os necessários" para combater os incêndios, tendo os bombeiros contado com o apoio dos GIPS da GNR.

    As chamas afectaram 11 dos 14 concelhos do distrito, com maior incidência nos concelhos de Montalegre, Boticas e Vila Pouca de Aguiar.

    O comandante dos bombeiros de Montalegre, David Teixeira, fala em "dezenas de pequenos incêndios" que tiveram que ter uma "rápida intervenção" por parte dos bombeiros para não se transformarem em grandes incêndios.

    David Teixeira disse que, neste fim-de-semana, foi complicado "gerir" os meios de que a sua corporação dispõe, acrescentando que os "veículos são sempre poucos para as necessidades".

    No entanto, salientou que o concelho de Montalegre está a ser atingido pelos incêndios há cerca de uma semana, tendo a corporação gasto, neste período, cerca de 1000 euros em refeições com os bombeiros.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados