Açoriano Oriental
Bolieiro diz que combate à inflação foi feito por “antecipação” nos Açores

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que as medidas de combate à inflação foram implementadas na região por “antecipação”, defendendo que a tendência inflacionista está “perfeitamente controlada” devido às políticas do executivo.

Bolieiro diz que combate à inflação foi feito por “antecipação” nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações aos jornalistas no dia seguinte à reunião do Conselho Permanente de Concertação Social do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), onde foram discutidas medidas para mitigar a inflação, Bolieiro realçou que a inflação no arquipélago “é mais baixa do que no continente”.

“Medidas que, aliás, ainda na segunda-feira, na concertação social, foram reconhecidas como muito importantes para estabilizar a inflação. Foram assumidas nos Açores por antecipação com a melhoria do rendimento disponível das famílias e trabalhadores”, afirmou, depois de uma visita a uma unidade hoteleira em Ponta Delgada.

No fim daquela reunião do CESA, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) revelou que vai “estudar um aumento da remuneração complementar” da função pública e voltar a mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) para “atenuar os custos” dos combustíveis, com reflexos “já em agosto”.

Esta terça-feira, Bolieiro realçou que o ISP nos Açores “é há muito tempo mais baixo do que em todo o país” e lembrou que no Orçamento deste ano, atualmente em vigor, os complementos regionais aos rendimentos foram reforçados em 5%, quando a estimativa para a inflação se situava nos 1%.

“Se verificarmos, à data de hoje, a tendência da síntese da inflação durante estes primeiros seis meses está perfeitamente controlada com o que já tomamos de medidas”, declarou.

O presidente do Governo Regional acrescentou que o executivo está a “reforçar as medidas” para aumentar o apoio aos “empregadores e trabalhadores”.

“Não estamos atrasados. Fomos adiantados e estamos a acompanhar (…). Se há quem pense que este governo corre atrás do prejuízo, está enganado. Nós antecipamos soluções para tendências que vislumbramos”, reforçou.

Após a reunião da concertação social, o executivo de coligação disse estar a ponderar, também, uma “reanálise aos projetos já aprovados” no âmbito do programa Competir + para “acomodar aumentos de custos”, disse aos jornalistas por Duarte Freitas, secretário regional das Finanças dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados