Açoriano Oriental
Autárquicas
Bloco tem “trabalho feito em Ponta Delgada" e apresenta novas ideias para construir o futuro

Vera Pires, candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Ponta Delgada, diz que “temos trabalho feito, temos ideias, projetos e vontade de continuar a mudar o presente para construir o futuro”.

Bloco tem “trabalho feito em Ponta Delgada" e apresenta novas ideias para construir o futuro

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na apresentação da sua candidatura, que decorreu no Jardim da Avenida do Mar, um local simbólico, por ser fruto de uma proposta feita no âmbito do Orçamento Participativo, uma ideia que o Bloco de Esquerda defendeu em Ponta Delgada, de forma inovadora, em 2005, e que só foi implementada em 2015, depois de muita insistência da representação do Bloco na assembleia municipal, indica nota de imprensa.


“Foi o BE quem colocou na agenda municipal, ano após ano, desde 2005, a proposta do Orçamento Participativo até que, finalmente, a Câmara a concretizou a partir de 2015”, disse Vera Pires, citada na mesma nota.


A candidata assume o compromisso de continuar a lutar contra a incineradora e a apresentar alternativas viáveis e sustentáveis, como o aumento da reciclagem, a recolha seletiva porta-a-porta, a redução da taxa municipal de resíduos para quem separe o lixo corretamente, e a reciclagem dos plásticos da lavoura.


Por seu turno, António Lima, coordenador do Bloco de Esquerda, destaca o papel de Vera Pires ao longo dos últimos três mandatos na assembleia municipal de Ponta Delgada na luta contra a incineradora.


O coordenador do partido destaca ainda o papel positivo do Bloco de Esquerda nos últimos desenvolvimentos do processo da Calheta Pêro de Teive. “Só depois de, há um ano atrás, o Bloco de Esquerda ter feito uma inauguração fictícia do espaço público da Calheta”, alertando para o abandono em que estava, “é que a Câmara Municipal começou a fazer alguma coisa para demolir as galerias comerciais”.


Ainda sobre o programa eleitoral para Ponta Delgada, Vera Pires destacou as propostas de construção de duas centrais de camionagem servidas por estacionamento e passes sociais combinados de preço mais acessível, o início do caminho para o minibus tendencialmente gratuito, a isenção de pagamento de parquímetro a veículos elétricos para promover esta opção mais ecológica, e a criação de um Corredor Verde pedonal e ciclável que integre os troços de ciclovia existentes e os articule, incentivando peões e ciclistas ao uso desta alternativa ao carro, com segurança e condições.


Habitação, ordenamento do território, inclusão social, promoção da igualdade são outras das áreas prioritárias para o Bloco de Esquerda em Ponta Delgada.


Avelina Ferreira, candidata à assembleia municipal, assinala que Ponta Delgada é um concelho maravilhoso, “mas também um concelho onde se passa fome, onde a saúde física e mental é muitas vezes precária, e onde direitos básicos, como o direito à habitação, recebem resposta insuficiente”.


Para dar resposta a estes problemas, a candidata assume o compromisso de ser uma voz de esquerda na assembleia municipal, como “alternativa ao neoliberalismo instalado do PSD e do PS”.


Susan Trubey, imigrante que chegou aos Açores há 20 anos, mandatária da candidatura, mostrou-se muito orgulhosa pelo desenvolvimento positivo que os Açores tiveram desde que cá chegou, mas diz que “ainda há muito trabalho a ser feito”, e destaca a luta “pelos direitos das mulheres, os direitos LGBTQ+, o direito a um ambiente limpo, o direito à habitação, e os direitos de mobilidade”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados