Bispo de Angra sugere criação de conselho pastoral no Santuário do Santo Cristo dos Milagres

O bispo da Diocese de Angra, Armando Esteves Domingues, sugeriu a criação de um conselho de pastoral associado ao Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.




Na homilia proferida na missa pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores, na igreja do Santuário do Santo Cristo, o prelado diocesano agradeceu a forma como decorreram as festas este ano, sublinhando que “foram testemunho visível de comunhão e fraternidade” e tiveram uma participação marcada pela amabilidade, pela fraternidade e pelo espírito de família.

Depois, desafiou que no santuário “pudesse surgir um conselho de pastoral”, que envolva a reitoria, a irmandade e voluntários, admitindo que “ele pode ser e deve sê-lo […] centro de irradiação de amabilidade e fraternidade”.

“Os jovens já fazem aqui referência numa celebração, que fizessem parte dessa planificação. Também vai haver um espaço reservado para o trabalho com migrantes”, prosseguiu.

Na intervenção, o bispo de Angra também recordou palavras proferidas pelo cardeal António Marto, bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima, que presidiu às festas religiosas de Ponta Delgada, dizendo que falou da importância “desta amabilidade, quase como um desafio pastoral ao acolhimento, à simpatia, à abertura”.

“Quem sabe, se também o novo ciclo na vida do Convento da Esperança não poderá passar por esta comunhão visível”, acrescentou.

Armando Esteves Domingues desejou, ainda, que o futuro conselho de pastoral seja um “órgão de comunhão que radie pastoral” e que possa incluir outras áreas.

“Sei que é intenção também do seu reitor, que aqui possa haver lugares de formação espiritual, como de retiros. Ver com a cidade, com os sacerdotes, como é que pode ser aqui um coração pulsante de espiritualidade da qual o mundo está órfão. Fica então um desafio para todos nós darmos as mãos para escutarmos juntos o Espírito Santo”, concluiu o bispo açoriano.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres - consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima -, decorrem até quinta-feira e tiveram no fim de semana o seu ponto alto.

Os festejos, que têm por referência a imagem do "Ecce Homo", realizam-se no quinto domingo a seguir à Páscoa, e levam anualmente até São Miguel milhares de peregrinos oriundos das nove ilhas dos Açores, do continente, dos Estados Unidos da América e do Canadá.

As celebrações deste ano foram presididas pelo cardeal António Marto, bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima, e contaram também com a presença do núncio apostólico em Portugal, Andrés Carrascosa Coso.

As festas do Santo Cristo dos Milagres constituem a maior festividade e celebração religiosa realizada nos Açores, tendo sido Madre Teresa da Anunciada, nos finais do século XVII, a potenciar o culto à volta da imagem do “Ecce Homo”, na sequência de uma profunda crise sísmica que atingiu a ilha de São Miguel.

Decorre, entretanto, o processo para a canonização de Madre Teresa da Anunciada.

De acordo com elementos históricos disponíveis, a imagem do Santo Cristo terá sido atribuída pelo Papa Paulo III a duas religiosas da ilha de São Miguel que se deslocaram a Roma para obterem bula pontifícia no sentido de promoverem a instalação de um convento no lugar da Caloura, em Água de Pau, na ilha de São Miguel.


PUB